Dia Mundial da Limpeza leva voluntários à Praia do Flamengo | Diário do Porto


Meio Ambiente

Dia Mundial da Limpeza leva voluntários à Praia do Flamengo

Iniciativa, resultado da parceria entre a Marina da Glória e o Projeto Tatuí do Instituto Ecológico Aqualung, vai oferecer bolsas de estudo

16 de setembro de 2025

A atividade está marcada para começar às 9h, no trecho da Praia do Flamengo localizado atrás da Marina da Glória (foto: Fabio Cavalcanti)

Compartilhe essa notícia:


A Praia do Flamengo recebe, neste sábado (20), uma nova edição do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day). A iniciativa, resultado da parceria entre a Marina da Glória e o Projeto Tatuí do Instituto Ecológico Aqualung, terá atividades de limpeza da orla e de conscientização ambiental, reunindo estudantes, grupos de escoteiros e moradores em uma manhã dedicada à preservação do espaço público e da vida marinha.

A atividade está marcada para começar às 9h, no trecho da Praia do Flamengo localizado atrás da Marina da Glória. Usando luvas e sacos de lixo, os participantes se dividirão em grupos para percorrer a maior área possível. Ao final do evento, os 15 voluntários que coletarem a maior quantidade de detritos serão premiados com bolsas de estudo para o curso Formação em Líderes em Sustentabilidade para a Década do Oceano, oferecido pelo Aqualung.

“O Dia Mundial da Limpeza é uma oportunidade de mostrar que pequenas atitudes coletivas podem gerar um grande impacto. Ao reunir participantes de diferentes idades e instituições, reforçamos a importância de cuidar do mar e dos espaços públicos da cidade” afirma João Fellipe Neves, coordenador de Meio Ambiente da BR Marinas, que administra a Marina da Glória.

Neste ano, a atividade contará com a presença de voluntários das escolas OLM, Franco Brasileiro e da FEMAR, além de escoteiros e de instituições parceiras. A participação é gratuita e aberta a todos que desejarem contribuir, bastando comparecer ao local. Empresas interessadas em inscrever seus colaboradores podem entrar em contato pelo WhatsApp (21) 98464-7618.

A iniciativa faz parte de uma série de ações de coleta de resíduos promovida pela Marina da Glória. Diariamente, colaboradores da marina retiram do espelho d’água do seu entorno resíduos flutuantes trazidos pelas marés da Baía de Guanabara. Entre três e quatro toneladas são recolhidas a cada ano e encaminhadas para o descarte correto. Além disso, a Marina da Glória apoia e participa de iniciativas como os mutirões realizados desde 2018 pela associação de canoa polinésia Vagalume Va’a. Todo o material é separado pela equipe da Marina da Glória e, quando reciclável, encaminhado ao Programa Light Recicla. Desde o início da parceria, já foram destinadas 57,2 toneladas ao programa. O bônus gerado pela reciclagem é revertido para a organização não governamental Gastromotiva, articulação global em torno do potencial transformador da comida.


LEIA TAMBÉM:

Câmera do Parque de Itatiaia, a 2.600 m, é a mais alta do país

Sobre teoria, literatura e realidade

Ação pede mais segurança na Dutra para romeiros de Aparecida