Descarbonização do transporte será debatida na Firjan | Diário do Porto


Meio Ambiente

Descarbonização do transporte será debatida na Firjan

12 de setembro de 2024

O uso do combustível fóssil nos transportes será debatido por gestores públicos e especialistas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Compartilhe essa notícia:


A transição energética no setor de transporte será tema central da 9ª edição da Conferência Cidades Verdes, que vai acontecer entre os dias 16 e 17 de setembro no auditório da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), no Centro do Rio. O evento, gratuito, é organizado pelo Instituto Onda Azul, que atua na gestão de projetos socioambientais, em parceria com a Firjan e a Seas (Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade).

No encontro, gestores públicos, especialistas e representantes da iniciativa privada vão discutir temas da sustentabilidade urbana em oito painéis transmitidos pelas mídias sociais do Onda Azul. O objetivo da conversa é alinhar os projetos de desenvolvimento sustentável nas cidades às práticas ESG e à Agenda 2030, o plano de ação assinado por países-membros da ONU.

“O Cidades Verdes se tornou um espaço de convergência dos debates sobre as cidades do futuro e da construção de um mundo mais sustentável”, diz André Esteves, diretor-executivo do Instituto Onda Azul. “Este ano, vamos focar nos esforços que cidades no mundo todo estão fazendo ou deixando de fazer para descarbonizar suas economias, não só nos transportes públicos, mas em vários setores.”

 

André Esteves, diretor-executivo do Instituto Onda Azul, estará no evento
André Esteves, diretor-executivo do Instituto Onda Azul, estará no evento

Por um transporte sem emissões

“Transportes sem emissões, meta da Missão 1.5” será a primeira mesa da conferência, no dia 16. Especialistas vão aprofundar o que é preciso para eletrificar os transportes e garantir que haja pontos de recarga pela cidade. Além disso, o tema dos biocombustíveis também será debatido, com ressalvas para o risco de aumento do desmatamento para a extração desses recursos.

“Promover a transição energética do transporte público coletivo é essencial para a redução das emissões nas capitais brasileiras e deve ser prioridade em termos de política pública”, diz Iuri Moura, gerente de Desenvolvimento Urbano do ITDP Brasil.

A engenheira química Amanda Ohara, mestre em Planejamento Energético pela COPPE/UFRJ e especialista em Energia no Instituto Clima e Sociedade (iCS), vai debater sobre o fim da era dos combustíveis fósseis em uma mesa do evento. “Seguir fortalecendo os combustíveis fósseis no Brasil representa não apenas uma perda de oportunidade, mas um risco para a economia nacional”, afirmou.

 

Amanda Ohara, coordenadora da Iniciativa Energia e Amazônia do Instituto Clima e Sociedade
Amanda Ohara, coordenadora da Iniciativa Energia e Amazônia do Instituto Clima e Sociedade

O evento é patrocinado pela Semove (Federação das Empresas de Mobilidade do Estado do Rio de Janeiro) e pela Iguá Saneamento. Tem apoio da Coppe-UFRJ, do C40 Cities, do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade), da Anamma (Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente) e da FSFA (Fundação Sustentável São Francisco de Assis).

Confira a programação detalhada da 9ª Conferência Cidades Verdes e se inscreva gratuitamente para acompanhar o evento no site www.cidadesverdes.com.


LEIA TAMBÉM:

Onda Azul e Firjan fazem debate sobre Cidades Verdes

ACRJ e Firjan cobram mais ação pelo Museu Nacional

Crise do clima e combate à fome são debatidos no Museu do Amanhã