O uso de substâncias psicoativas e seus efeitos físicos, emocionais e sociais estarão no centro da discussão que abre o evento Capacitação em Dependência Química – Módulo I, realizado no próximo dia 29 de abril, no Centro do Rio de Janeiro. Destinado a profissionais da saúde, assistência social, segurança pública e gestores, o curso gratuito busca aprofundar o conhecimento sobre a dependência química e sua complexidade.
Programação do curso gratuito
A programação tem início às 8h com duas aulas do psiquiatra Jorge Jaber que abordam, respectivamente, a classificação e os efeitos das substâncias psicoativas e os impactos da dependência em populações específicas, como mulheres, gestantes e idosos. A proposta é ampliar o olhar sobre os diferentes contextos em que a dependência se manifesta e os desafios associados ao tratamento.
Associado da American Psychiatric Association (APA) e especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), Jaber é reconhecido por seu trabalho na prevenção e no tratamento da dependência química. Ele abordará os diferentes tipos de substâncias psicoativas, seus efeitos no organismo e os riscos associados às novas drogas sintéticas.
Ao longo do dia, o curso discutirá ainda modelos terapêuticos, políticas públicas e comorbidades. Haverá também um momento para integração e troca de experiências entre os participantes. A formação acontece na Faculdade Instituto Rio de Janeiro, na Avenida Rio Branco, e é aberta a profissionais e demais interessados no tema. Para mais informações, clique aqui.
LEIA TAMBÉM:
Nissan fará novo SUV em Resende e contrata mais 400 pessoas
Rio terá o maior feriadão dos últimos cinco anos
Turismo no Rio é destaque nas principais plataformas de viagem