Cúpula do Brics, no Rio, cria feriado municipal em 7 de julho | Diário do Porto


Evento

Cúpula do Brics, no Rio, cria feriado municipal em 7 de julho

Com feriado e ponto facultativo, reunião com líderes globais participantes do Brics altera funcionamento da cidade a partir de 4 de julho

24 de junho de 2025

O evento será realizado no Museu de Arte Moderna (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Compartilhe essa notícia:


A cidade do Rio de Janeiro terá mudanças no funcionamento dos serviços municipais na primeira semana de julho por conta da Reunião de Cúpula do Brics. O prefeito Eduardo Paes sancionou lei que torna o dia 7 de julho (segunda-feira) feriado municipal. A medida foi aprovada pela Câmara de Vereadores e coincide com o segundo dia da cúpula, que reunirá chefes de Estado e de governo de mais de 20 países no Museu de Arte Moderna (MAM), no Parque do Flamengo.

Além do feriado, o dia 4 de julho (sexta-feira) será ponto facultativo nas repartições públicas municipais. A decisão busca facilitar a operação dos eventos oficiais, que têm início ainda no fim de semana anterior. Na sexta e no sábado (5), estão previstos encontros entre ministros da Fazenda e presidentes dos bancos centrais dos países membros do bloco e de nações parceiras. As reuniões preparatórias ocorrerão em um hotel na Avenida Atlântica, em Copacabana, na Zona Sul.

Quem faz parte do Brics?

O Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e passou a incluir também Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã. Dez outros países têm status de parceiros, entre eles Cuba, Bolívia e Cazaquistão. Representantes de todos esses governos devem participar das atividades no Rio.


LEIA TAMBÉM:

Maricá faz Festival de Cinema e Política com grandes cineastas

O Rio moldou as festas juninas com Noel, Braguinha, Ary e Luiz Gonzaga

Praia de Botafogo volta a ter dias com águas próprias para banho