Contra recorde de calor, Rio terá 58 pontos de resfriamento | Diário do Porto


Crise Climática

Contra recorde de calor, Rio terá 58 pontos de resfriamento

Calor extremo promete temperaturas acima de 41º nesta semana. Rede municipal de saúde se prepara para aumentar atendimentos da população

16 de fevereiro de 2025

Recorde de calor faz Prefeitura do Rio adotar novos protocolos para desfiles de blocos de Carnaval (foto: Riotur / Leonardo Maia)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura do Rio anunciou que serão abertos 58 pontos de resfriamento, caso a cidade confirme as previsões e atinja nos próximos dias o recorde histórico de calor. A rede de saúde municipal também está sendo preparada para o aumento de atendimentos de casos decorrentes das altas temperaturas. Há ainda a recomendação para que a população beba mais água, use roupas leves e não tenha exposição direta ao sol.

Os pontos de hidratação darão apoio aos servidores que trabalham nas ruas e não têm como evitar a exposição ao calor extremo. Segundo o Sistema Alerta Rio, segunda-feira (17/02) e terça-feira (18/02) podem ser os dias mais quentes desta semana: devem bater o recorde do mês de fevereiro, que é 41,8°C (temperatura registrada em fevereiro de 2023 na estação de Irajá).

Os sintomas decorrentes do calor extremo são: aumento da taxa de respiração, piora na alergia e da asma, agravamento de doença pulmonar obstrutiva crônica, lesões hepáticas, câimbras, espasmos musculares, fraqueza, dores de cabeça, tonteira, irritabilidade, perda de coordenação, confusão mental, delírio, ansiedade, perda de consciência, convulsões, derrames, arritmia, aceleração dos batimentos redução do fluxo sanguíneo para o coração, ataque cardíaco. Além disso, doença e falência renal.

Calor extremo tem cinco níveis de risco

Desde junho, o COR-Rio (Centro de Operações e Resiliência) monitora os níveis de calor. A classificação tem cinco níveis de risco – de Calor 1 a Calor 5 -, que variam em função da temperatura e da umidade relativa do ar registradas na cidade. Nos três primeiros níveis, a prefeitura realiza ações de comunicação com a população. Confira aqui o protocolo completo com as ações a serem realizadas em cada nível.

O protocolo também estabelece regras para a realização de eventos na cidade a partir do Calor 5. O Carnaval de Rua deste ano exigiu novas regras para os produtores de blocos que precisam adotar medidas de adaptação para redução do calor. Por isso, fiscais da Riotur e da Secretaria Municipal de Ordem Pública estão atuando para que as medidas sejam cumpridas.


LEIA MAIS:

Maricá Games JAM abre inscrições para patrocinadores

Baile Alto Rio inicia temporada de Carnaval, em Santa Teresa

Novos prefeitos discutem papel das cidades na crise climática