A exposição “O Carnaval que Ninguém Vê – O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”, do fotógrafo Riccardo Giovanni, está aberta ao público na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), no Centro. Com oito peças, a coletânea mostra a riqueza artística dos desfiles da Sapucaí, e pode ser visitada de segunda à sexta-feira, das 10h às 17h, até 9 de fevereiro. A entrada é gratuita.
A obra foi produzida ao longo de 8 anos, e tem um total de sessenta e seis peças, que puderam ser vistas no Museu de Arte Moderna (MAM-Rio) durante quatro dias de janeiro de 2023. Com mais de um metro de altura, as fotografias de Riccardo Giovanni utilizam uma técnica que mistura o preto e branco com o uso simplificado de cores, e dá destaque tanto ao figurino como à expressão dos foliões.
A inspiração para a exposição “O Carnaval que Ninguém Vê” foi o talento, a paixão e a criatividade que cada participante traz para o Carnaval. Giovanni enxerga os desfiles como uma forma de arte contida em si mesma. O painéis já ficaram em cartaz em diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, na sede da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, no icônico Palácio Tiradentes, entre outros locais.
LEIA TAMBÉM:
Confira a agenda de blocos no Centro do Rio
Exposição no AquaRio aproxima público do oceano
Cabo Frio revitaliza Morro da Guia, mirante do por do sol
Carnaval e paixão pelo Rio
O italiano Riccardo Giovanni vive no Rio de Janeiro há 20 anos, e é o criador do site I Love Rio, portal com mais de 1 milhão de fotos e informações sobre a cidade maravilhosa. Apaixonou-se pelo Carnaval quando foi fotografar na Sapucaí pela primeira vez, e desde então se dedica a mostrar para o mundo o encanto espetáculo.
“O Carnaval que Ninguém Vê – O Encanto da Arte Fotográfica na Marquês de Sapucaí”
Local: Rua Candelária, 9 – Centro do Rio – hall de entrada da ACRJ
Horário: segunda á sexta-feira, 10h às 17h
Período: 16/1 á 9/2
Entrada gratuita