Carnaval 2025: Unidos de Vila Isabel trará novas "assombrações" | Diário do Porto


Carnaval

Carnaval 2025: Unidos de Vila Isabel trará novas “assombrações”

Unidos de Vila Isabel promete volta a ser campeã do carnaval carioca com samba-enredo “Quanto Mais Eu Rezo, Mais Assombração Aparece”

21 de novembro de 2024

Samba-enredo ‘Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece’ vence disputa para representar escola em 2025 — Foto: Divulgação / Unidos de Vila Isabel

Compartilhe essa notícia:


A Unidos de Vila Isabel vai apresentar no Carnaval 2025 um enredo sobre assombrações do imaginário popular: “Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece”. A escola de samba da Zona Norte do Rio de Janeiro foi a última do Grupo Especial a divulgar o enredo para o festival do próximo ano. A Unidos de Vila Isabel se apresentará no dia 3 de março, a segunda -feira, ao lado da Unidos da Tijuca, Beija-Flor de Nilópolis e Acadêmicos do Salgueiro. Em 2025, pela primeira vez, o desfile do Grupo Especial será dividido em três dias.

A tradicional Vila Isabel chega com um enredo misterioso e divertido

A Vila é dona de três títulos no carnaval carioca e conquistou a 6ª colocação em 2024. Uma das mais tradicionais escolas de samba da cidade do Rio de Janeiro, a Vila promete volta a ser campeã da elite do carnaval carioca. A escola foi fundada em 1946 por Antônio Fernandes da Silveira, conhecido no bairro como Seu China, inspirado pela ideia do bairro de Noel Rosa, um dos maiores nomes do samba carioca, ter a própria escola de samba.

Para o Carnaval 2025, o objetivo da Vila é abordar as assombrações que movimentam o imaginário popular e demonstrar de que forma elas participam em diversas etapas da nossa vida. Segundo o o presidente da agremiação, Luiz Guimarães, o enredo misterioso e divertido é um caminho diferente da maioria das outras escolas e investe na “personalidade e no modelo de trabalho do nosso carnavalesco”, o que pode trazer o título para escola.

“Estejam preparados e não se espantem, pois Quanto mais eu rezo, mais assombração aparece fará com que seres fantásticos nos assustem e brinquem com o nosso cotidiano, revirem de ponta a cabeça as nossas certezas e nos mostrem que o “outro lado” pode ser bem mais divertido do que imaginamos. Vem, Carnaval 2025!”, escreveu a Unido de Vila Isabel em publicação no Instagram.

Unidos de Vila Isabel se prepara para o Carnaval 2025

Os ensaios técnicos da Unidos de Vila Isabel para o Carnaval 2025 estão previstos para as 20h dos dias 8 de fevereiro e 22 de fevereiro. Para o próximo evento, o calendário dos ensaios técnicos das escolas de samba serão aos sábados para facilitar o transporte na volta para casa para os componentes da equipe. Além disso, todas as escolas vão poder fazer teste de som e luz em um período de 4 dias, entre os dias 20 e 23.

Apesar da gravidez, a apresentadora e atriz Sabrina Sato vai seguir como rainha de bateria, à frente dos ritmistas, da Unidos de Vila Isabel, no Grupo Especial do carnaval do Rio de Janeiro. Sato é a rainha de bateria da Vila Isabel desde 2011.

Samba-Enredo de 2025 da Unidos de Vila Isabel 

O enredo foi desenvolvido pelo carnavalesco Paulo Barros, com apoio do pesquisador Vinícius Natal e o professor da Faculdade de Educação da UERJ Luiz Rufino. Em uma disputa com 20 inscritos, a parceria vencedora foi formada por Raoni Ventapane, Ricardo Mendonça, Dedé Aguiar, Guilherme Karraz, Miguel Dibo e Gigi da Estiva.

Confira a letra abaixo:

Embarque nesse trem da ilusão

Não tenha medo de se entregar

Pois nosso maquinista é capitão

E comanda a multidão que vem lá do boulevard…

O breu e o susto em meio a floresta

Por entre os arbustos, quem se manifesta?…

Cara feia pra mim é fome

Vá de retro lobisomem, curupira sai pra lá.

No clarão da lua cheia

Margeando rio abaixo

Ouço um canto de sereia

 

Ê caboclo d’água

Da água que me assombra

A sombra da meia noite

Foi-se a noite de luar

Na tempestade, encantada é a gaiola

Chora viola, pra alma penada sambar

 

Nas redondezas credo em cruz ave maria

Quanto mais samba tocava, mais defunto aparecia

 

Silêncio… Ao som do último suspiro vai chegar

A batucada suingada de vampiros

Quando o apito anunciar….

Eu aprendi que desde os tempos de criança

A minha vila sempre foi bicho papão

 

Por isso, me encantei com esse feitiço

Que hoje causa reboliço dentro desse caldeirão

 

Solta o bicho minha vila dá um baile de alegria

É o povo do samba virado na bruxaria

Quanto mais eu rezo, quanto mais eu faço prece

Mais assombração que aparece


LEIA TAMBÉM:

O ganha-pão dos literatos

Quilombo do Grotão celebra Consciência Negra com desfile

Maricá sedia Festival da Canção com novos artistas e celebridades