O campus Glória Villa-Aymoré da ESPM será o palco da 2ª edição do Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa nesta sexta-feira, 7 de novembro. A iniciativa, realizada em parceria com a escola digital co.liga, da Fundação Roberto Marinho, celebra e reconhece os projetos e pesquisas mais inovadores que unem cultura e sustentabilidade.
A premiação consolida a força do Rio de Janeiro no setor. De acordo com um levantamento da Firjan, o Rio é o segundo maior polo da “indústria da criatividade” no Brasil. Este mercado já representa mais de 3% do PIB nacional e emprega cerca de 935 mil pessoas.
Crescimento e Foco na Inclusão
Em sua segunda edição, o prêmio registrou o dobro de inscrições em relação à estreia em 2022. Segundo a organização, houve um crescimento expressivo no número de projetos voltados à inclusão social, que utilizam a cultura e a inovação como ferramentas de transformação.
Serão concedidos até 17 prêmios em três categorias principais:
- Estudos e Pesquisas: Vencedores terão seus trabalhos publicados em e-books.
- Empreendimentos Criativos: Prêmios de R$ 5 mil e acesso a cursos na ESPM.
- Ambiente & Clima: Prêmios de R$ 5 mil e acesso a cursos na ESPM.
A cerimônia reconhece a importância da Economia Criativa como um motor para o desenvolvimento, geração de emprego e estímulo ao turismo nos grandes centros urbanos.