O Parque Nacional de Itatiaia, no Sul Fluminense, tem uma câmera para visualização de paisagens instalada a 2.600 metros de altitude, a mais alta do país. Com acesso aberto no YouTube, a câmera funciona 24h por dia e uma das suas atrações é mostrar em zoom imagens do Pico das Agulhas Negras, o quinto do Brasil, a 2.791 metros. A câmera informa também a variação da temperatura no local, que hoje, 12/9, ficou entre a mínima de -6,5º C e a máxima de 18,2º C.
As temperaturas abaixo de zero são comuns nas proximidades do Pico das Agulhas Negras, nos meses de outono e inverno e podem ser muito frias, mesmo no verão. Instalada há um ano e meio, a câmera permaneceu algum tempo em manutenção, mas agora está operacional e pode ser acessada AQUI
Em um giro de 360º, a câmera também traz imagens do Vale do Paraíba, no Sul do Estado do Rio, ou dos municípios vizinhos de Minas Gerais. Seu objetivo é divulgar o Parque Nacional de Itatiaia, o mais antigo do país, criado em 1937, em terras que pertenceram ao Barão de Mauá, no século 19.
O aparelho foi colocado em uma antena de comunicação, localizada em área próxima da entrada da parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, em Itamonte (MG), na portaria conhecida como Posto Marcão. O acesso se dá pela BR-354, de onde parte uma estrada de terra de aproximadamente 14 quilômetros até a chegada ao portão oficial. É por esse caminho que visitantes alcançam os principais atrativos da região, como o Pico das Agulhas Negras, o Morro do Couto, o Prateleiras e o Abrigo Rebouças, pontos de destaque do parque para montanhistas e turistas. Os visitantes podem ter informações sobre roteiros e guias pelo site do parque em https://parquedoitatiaia.tur.br/
Além do Parque de Itatiaia, empresa tem outras 900 estações
A câmera e a estação meteorológica foram instaladas e são monitoradas pela WS Consultoria Climatológica, em parceria com a direção do Parque Nacional de Itatiaia. A empresa tem cerca de 900 estações espalhadas por vários Estados, a maior parte dedicada ao apoio do agronegócio. Entre os pontos de observação, há os que ficam na Serra da Mantiqueira, que divide os Estados de Minas, São Paulo e Rio, onde está o Pico das Agulhas Negras.
Segundo William Siqueira, criador da consultoria, o Parque Nacional de Itatiaia registra as menores temperaturas do país há pelo menos cinco anos. E ele destaca também as baixas temperaturas nas cidades mineiras de Passa Quatro, Senador Amaral, Sapucaí Mirim e Delfim Moreira, além de Maria da Fé, que costumam apresentar temperaturas negativas em boa parte dos meses frios. Esses registros, com belas fotos e vídeos, podem ser acompanhados em sua página no Instagram.
LEIA TAMBÉM:
Maricá terá Guarda Municipal armada e treinada pelo Bope
Garis alpinistas da Comlurb farão limpeza nas encostas do Cristo Redentor
Ação pede mais segurança na Dutra para romeiros de Aparecida