Bonde de Santa Teresa voltará a se ligar ao Trem do Corcovado | Diário do Porto


Infraestrutura

Bonde de Santa Teresa voltará a se ligar ao Trem do Corcovado

Revitalização do Bonde de Santa Teresa inclui recuperação de trilhos, ampliação da frota e integração com o trem que leva ao Cristo Redentor

5 de fevereiro de 2025

Após quase duas décadas desativada, linha que liga o Bonde de Santa Teresa ao Corcovado passa por obras de revitalização. (foto: Thiago Freitas/Divulgação)

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As obras de revitalização do Bonde de Santa Teresa avançam em direção ao Silvestre, ponto de conexão com o Trem do Corcovado, após quase duas décadas de desativação. Com a reinauguração do ramal Paula Mattos, o Governo do Estado investe agora na reativação da linha que tem grande potencial turístico. A iniciativa está sob responsabilidade da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e da Central Logística. A previsão é que a obra seja concluída ainda neste semestre.

No ramal Paula Mattos, foram recuperados 1,7 mil metros de trilhos e rede aérea. No trecho do Silvestre, que possui 5 quilômetros de extensão, 1.018 metros foram demolidos, 610 metros foram concretados e 576 metros asfaltados, trechos que, agora, serão restaurados. A obra também inclui a instalação de novos sistemas de sinalização, segurança e acessibilidade para os bondes.

Impacto da ampliação do Bonde de Santa Teresa

A integração prevista beneficiará mais de 40 mil pessoas, segundo a Central Logística. Além disso, está planejada a aquisição de mais seis bondes, o que deve ampliar a capacidade de atendimento da linha. O projeto também visa facilitar o acesso de moradores e turistas a outros pontos do bairro de Santa Teresa e à área do Corcovado, onde está o Cristo Redentor, monumento que é a principal atração turística da cidade.

Atualmente, oito veículos estão em circulação. Desde abril do ano passado, 34 novos funcionários foram contratados, entre motorneiros, auxiliares e supervisores. Além disso, está prevista a formação de novos profissionais para operação e manutenção do sistema.

O Bonde de Santa Teresa, inaugurado em 1896, é considerado um dos sistemas de transporte mais antigos do Rio de Janeiro. Sua reativação faz parte de um conjunto de ações voltadas para a preservação da infraestrutura histórica e para o desenvolvimento do turismo na cidade. O projeto também contempla melhorias nas estações e na acessibilidade dos passageiros.

 


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