Ao completar 40 anos, a Bienal do Livro volta ao Rio com uma edição especial entre os dias 1º e 10 de setembro, no Riocentro. A edição terá novidades como pocket shows, área verde e food trucks. Também dará destaque a outros formatos de conteúdo, como podcasts, novelas, cinema e música.
Com mais de 200 horas de programação nos dez dias de evento, a Bienal promete uma proposta imersiva e trará temas como inteligência artificial e cultura pop. A expectativa é de que 300 autores, incluindo pelo menos dez internacionais, participem do evento.
Entre os nomes confirmados estão dois fenômenos da ficção científica e fantasia contemporânea internacional: o norte-americano Neal Shusterman e a iraniana Cassandra Clare. A romancista Julia Quinn, famosa por romances de época, também vai marcar presença.
LEIA TAMBÉM:
Orquestra formada por jovens de projeto social se apresenta na Barra
Paraty recebe Festival da Cachaça, Cultura e Sabores
Feira do Vinil volta ao Rio no Clube Hebraica
Autores brasileiros como Itamar Vieira Junior, Mario Sergio Cortella e Geovani Martins também estão entre os convidados. Além disso, grandes nomes da dramaturgia como Cláudia Abreu e Vera Holtz vão estrelar leituras de textos. No repertório, há textos de Virginia Woolf e Yuval Noah Harari.
A área verde do Riocentro, no jardim central, será ocupada por food trucks, onde o público poderá acompanhar a programação por meio de telões.
O espaço ‘Alice no País das Maravilhas’, com 600 m², será uma atração imersiva com personagens da literatura infantil brasileira. A área estará dividida em três ambientes inspirados na obra. Outras atrações incluem entrevistas inspiradas no programa de TV “Roda viva”, com autores como Jenna Evans Welch, e um espaço de discussões sobre livros que inspiraram obras audiovisuais, com a escritora e diretora Rosane Svartman, autora da novela “Vai na fé”, da TV Globo.
A programação completa e os ingressos estão disponíveis no site oficial da Bienal do Livro.