A gestora canadense Brookfield adquiriu 97% das unidades do Edifício A Noite, empreendimento residencial situado na região portuária do Rio de Janeiro. A venda foi feita pela Azo, incorporadora paulista que comprou o prédio no ano passado e se tornou responsável pelo processo de modernização, avaliado em R$ 188 milhões. A conclusão do projeto está prevista para meados de 2027.
Considerado o primeiro arranha-céu da América Latina, o Edifício A Noite foi construído em 1929 em estilo art déco. Atualmente, o prédio está sendo adaptado para comportar 447 apartamentos, além de espaços comerciais, como restaurantes e lojas. A Azo vai manter 13 unidades, enquanto as demais 434 foram adquiridas pela Brookfield. Além disso, a incorporadora vai permanecer como dona da marca A Noite.
Processo de modernização do Edifício A Noite
A Azo adquiriu o edifício por R$ 36 milhões em um leilão no ano passado. O projeto arquitetônico já foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e não vai sofrer alterações com a compra das unidades pela Brookfield. A expectativa é que as obras possam começar após autorização do Iphan para os serviços de desmontagem interna, esperada para o início de 2025.
O modelo multifamily, em que empreendimentos residenciais são destinados exclusivamente para locação, é uma aposta estratégica da Brookfield em outras regiões do país, com 5,7 mil unidades no total. O Edifício A Noite será o primeiro desse tipo no Rio de Janeiro, juntamente com um projeto menor na Cinelândia e no Edifício Glória, localizado na Praça Floriano.
Negociação para compra do Edifício A Noite
Apesar de não divulgar o valor da transação, estima-se que a Brookfield tenha adquirido as unidades com desconto. A Azo planejava lançar o A Noite em março com Valor Geral de Vendas (VGV) estimado em R$ 240 milhões, mas a compra pela Brookfield eliminou os custos de comercialização e o risco de não vender os apartamentos.
A Brookfield planeja transformar as unidades em opções de locação para estadias de curta e média duração, sob a administração de uma operadora especializada. A negociação envolveu proximidade entre executivos de ambas as empresas. O CEO da Azo, José de Albuquerque, conhecido como Buca, trabalhou por quase três décadas na Brookfield, o que facilitou o diálogo entre as partes.
A aquisição do A Noite é parte de uma estratégia da Brookfield para expandir sua presença no mercado imobiliário residencial no Rio. Atualmente, a gestora possui um portfólio de mais de R$ 200 bilhões no Brasil, com imóveis como o Edifício Manchete e o Ventura, ambos no Centro do Rio.