Diário do Porto

Senac Rio lança livro “Economia do Mar” com 37 autores

Fecomércio Antonio Queiroz

O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Queiroz, destaca a importância do livro "Economia do Mar" (foto: Senac Rio / Divulgação)

A Editora Senac Rio, que integra o Sistema Fecomércio RJ, lançou o livro “Economia do mar”, que aborda as atuais tendências em temas como pesca, turismo, comércio e energia, para negócios sustentáveis e ações empreendedoras. O objetivo da publicação é impulsionar novas oportunidades de trabalho, emprego e renda, por meio da tecnologia, inovação e colaboração entre diversos profissionais relacionados ao mar.

O Brasil é o país com o maior litoral do Atlântico Sul. Cerca de 80% da população brasileira vive nos Estados da faixa litorânea, nos quais são produzidos 90% do PIB nacional. A ideia para fazer o livro nasceu após a participação da Fecomércio RJ no evento Global Innovation Summit, realizado em Portugal, em junho de 2022. O presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, destaca como sua entidade está sintonizada com os novos rumos da economia.

“Um elemento do qual me orgulho à frente do Sistema Fecomércio RJ é a valorização da nossa habilidade de enxergar o futuro. Como guardiões dos interesses de milhares de comerciantes e prestadores de serviço, estamos mirando o horizonte no intuito de manter a mente aberta para novas possibilidades e abordagens. Dessa forma, identificamos a potencialidade da chamada ‘economia do mar’ e seus alinhamentos mais fundamentais com os nossos propósitos”, afirma Queiroz, comentando o lançamento do livro.

A obra reúne estudos de 37 colaboradores brasileiros e portugueses, pesquisadores e profissionais com atuação destacada em suas áreas de conhecimento. Entre eles, está o engenheiro Wagner Victer, ex-secretário de Energia, Indústria Naval e Petróleo do Estado do Rio de Janeiro,  autor de dois capítulos:  capítulo 33, “A Economia do Mar Fluminense precisa formar urgente Engenheiros de Pesca e de Aquicultura”; e capítulo 41, “Tainha Insulana: A Picanha do  Mar – Gastronomia Local”.

Organizado por Renato Dias Regazzi e Dulce Ângela Procópio, o livro é um lançamento da  Editora Senac Rio, fundada no ano 2000, com foco em obras para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho e dos negócios.

Ficha técnica

Título: Economia do mar: uma estratégia de desenvolvimento sustentável Brasil-Portugal

Organizadores: Renato Dias Regazzi e Dulce Ângela Procópio

Editora: Editora Senac Rio

Páginas: 264


LEIA TAMBÉM:

Bate-bolas são homenageados pela Prefeitura do Rio

Casa Mauá Residencial é realidade no Reviver Centro 2

Búzios quer ser a primeira cidade do RJ com 3 praias Bandeira Azul

Sair da versão mobile