Diário do Porto

Parque dos Três Picos, maior do RJ, tem rotas para ciclistas

Parque Estadual dos Três Picos tem trilhas com diferentes níveis de dificuldade para ciclistas (foto: Inea / Divulgação)

O Parque Estadual dos Três Picos tem o mais elevado índice de biodiversidade de todo o Estado do Rio de Janeiro, o que significa que em sua área há a maior variedade de espécies animais e vegetais do território fluminense. Com 65 mil hectares de Mata Atlântica, o parque abrange parte dos municípios de Teresópolis, Guapimirim, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Silva Jardim.

Essa riqueza ambiental atrai visitantes e movimenta o turismo da região. Uma das atividades praticadas é o ciclismo pelas diversas opções de rotas do parque. Isso foi o que ocorreu no sábado, 22 de abril, quando cerca de 50 pessoas participaram do Programa Vem Pedalar, em Nova Friburgo, um dos municípios que integram a área do parque.

Durante o passeio, que durou quatro horas, os ciclistas puderam ver parte daquela que é considerada a maior unidade de conservação do Estado do Rio. Segundo o Inea (Instituto Estadual do Ambiente), a grande biodiversidade do parque se explica em parte pela sua variação de altitude, que vai de 100 metros acima do nível do mar até os 2.366 metros do Pico Maior.

A unidade de conservação foi criada com o objetivo de assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica da porção fluminense da Serra do Mar; integrar o corredor ecológico central da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro; preservar nascentes e recursos hídricos que abastecem cidades vizinhas, além de preservar espécies da fauna local.

Parque Estadual dos Três Picos é área prioritária para preservação de aves

O parque é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

De acordo com o Inea, o Programa Vem Pedalar tem o objetivo de que os participantes venham a conhecer as belezas naturais da região, ao mesmo tempo que incentiva a preservação ambiental. Na última edição, os ciclistas puderam escolher entre duas rotas: o percurso Jaborandi, com um trajeto de 11 km e dificuldade moderada, e o percurso Vale dos Deuses, com 19km de extensão e nível difícil.

Entre os atrativos visitados pelos ciclistas, um dos destaque foi o conjunto rochoso Três Picos, o agrupamento de montanhas que dá nome ao parque. Também foi possível contemplar outras paisagens compostas por cachoeiras, morros, vilarejos e espécies centenárias de árvores.

“Pessoas de várias idades estiveram presentes no evento. Isso é super interessante porque é resultado do estímulo do parque à uma prática de esporte e lazer, que acaba por fomentar até mesmo a economia da região”, afirmou o coordenador do Núcleo de Montanhismo do Parque Estadual dos Três Picos, Rominique Schmidt.

 


LEIA TAMBÉM:

Com Porto Carioca, Emccamp inova na era da economia compartilhada

Maricá prepara corrida para os seus 209 anos

Alerj recomeça visitas guiadas no Palácio Tiradentes

 

Sair da versão mobile