Entre os dias 8 e 19 de janeiro será realizado o projeto “Volta para Escola” em Macaé, com o objetivo de trazer de volta alunos da rede municipal que deixaram de frequentar a sala de aula em 2023. É a segunda edição da iniciativa coordenada pela Superintendência de Educação Inclusiva e Social da Secretaria de Educação, que em 2022 atendeu mais de 600 alunos.
Atualmente, o “Volta para Escola” está em fase de análise da situação dos alunos evadidos, a partir de dados e do status de cada um no final do ano letivo. Entre as principais causas da evasão escolar estão a violência, fatores sociais ou familiares, desconexão curricular e dificuldade de leitura e compreensão.
Leia também:
Maricá concede 2.000 bolsas de estudos em Universidades
Galeão fecha 2023 com quase 8 milhões de passageiros
BNDES investe R$ 2 milhões em estudo do Centro do Rio
Plano de “Volta para Escola”
O próximo passo é realizar a busca ativa de estudantes e responsáveis. Quem não realizou a matrícula na primeira fase, em dezembro, recebe atendimento de assistentes sociais, e por meio do “Volta para Escola”, é priorizado na admissão em instituições perto de casa ou que frequentaram mais recentemente.
O “Volta pra Escola” atende à exigência do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Ministério Público em zelar pela frequência de alunos. A portaria municipal que determina a realização de pré-matrícula de alunos evadidos para reingresso na rede municipal vai ao encontro da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9.394/1996 e da Emenda Constitucional 59/2009.