Diário do Porto

Sesc RJ vai destinar R$ 30 milhões a projetos culturais

cultura

O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florêncio, ao lado da atriz Cris Vianna, na cerimônia de lançamento (foto: Claudia Dantas/Divulgação)

O 3° Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, que, segundo a instituição, é uma das principais ferramentas de incentivo à cultura no estado do Rio de Janeiro. Nesta edição, o processo seletivo foi ampliado para incluir produções audiovisuais e apresentações em espaços públicos e escolares. As inscrições estão abertas para projetos de todo o país. Os selecionados vão integrar parte da programação do Sesc RJ em 2024.

A cerimônia de lançamento ocorreu na sede do Sistema Fecomércio RJ, na zona sul do Rio, conduzida pela atriz Cris Vianna. A diretoria e a equipe da Gerência de Cultura da entidade estiveram presentes, bem como a cantora Julia Mestre, vocalista da banda Bala Desejo, e o violonista Gabriel Quinto, que fizeram um pocket show.

O Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar foi criado em 2021 com o objetivo de reativar o setor cultural após o impacto da covid-19. A edição de 2022 recebeu mais de três mil inscrições de sete estados – Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Paraná. 


LEIA TAMBÉM:

No 8 de março, leia mulheres!

Prefeitura inicia a recuperação das tradicionais luminárias do Centro

Búzios é destaque em feira de turismo europeu


O edital deste ano é amparado em três pilares estratégicos: conectar o artista com o palco, movimentar a classe artística com o público e impulsionar o fazer artístico em todas as suas esferas. 

Os R$ 30 milhões serão distribuídos entre atrações de diversas linguagens, como teatro, dança, circo, exposição, audiovisual, literatura, música, intervenções artísticas volantes, a programação regular das unidades do Sesc RJ e os projetos estratégicos já desenvolvidos pela instituição.

Democratizar a cultura

Neste ano, foi criada a subcategoria “Produção Audiovisual”, que vai destinar recursos para transformar roteiros em produções. Além disso, agora é possível submeter projetos a serem apresentados em espaços públicos e escolares, e não apenas nas unidades do Sesc RJ. O objetivo é democratizar e diversificar ainda mais a programação cultural da instituição.

As inscrições para projetos estarão abertas de 9 de março até 6 de abril, por meio de ferramenta on-line disponível no site do Sesc RJ. Cada candidato poderá inscrever até três projetos, com a possibilidade de que apenas um seja selecionado por categoria. Os projetos de todo o país podem ser submetidos por empresas legalmente constituídas como de atividade artística e Microempreendedores Individuais (MEI). A divulgação do resultado final está prevista para o dia 29 de setembro

Sair da versão mobile