Diário do Porto

Pico das Agulhas Negras tem 2 graus negativos no calorão do El Niño

Pico das Agulhas Negras foto reprodução da internet

Pico das Agulhas Negras, com 2.791 metros, tem temperaturas negativas no meio do calorão deste inverno (foto: reprodução da Internet)

Em meio à onda de intenso calor em pleno inverno, a cidade do Rio vem atingindo temperaturas acima de 35 graus centígrados. Mas a frente fria que se aproximou do Estado conseguiu baixar esse índice. E, no Pico das Agulhas Negras, no Sul Fluminense, a mínima deve cair para 2 graus negativos, na próxima terça, dia 29.  

E é no Pico das Agulhas Negras que foi registrada a temperatura mais baixa do Brasil neste ano, no município de Resende, na estação do Campo Belo, a 2.440 metros de altura. Lá, na madrugada do último dia 7 de julho, os termômetros desceram para 11,3 graus negativos.

As medições nessa região do Parque Nacional de Itatiaia, na qual está o Pico das Agulhas Negras com 2.791 metros, são feitas por estações instaladas pelo grupo Mantiqueira Abaixo de Zero, composto por pesquisadores que não estão ligados a órgãos do Governo. Acima do Campo Belo há outros pontos de medição, mas que não chegaram ao recorde. A explicação é a maior umidade do local.

O Parque Nacional de Itatiaia, o mais antigo do país, foi criado em 1937. A área, onde fica o Pico das Agulhas Negras, pertencia ao barão de Mauá, no século 19, tendo se tornado um bem da União em 1908. A escalada até ao topo foi primeiro tentada por Franklin Massena, em 1856, sem sucesso.

Outras tentativas foram feitas por André Rebouças, em 1878, e Horácio de Carvalho, em 1898, mas o cume só foi atingido em 1919, por Carlos Spierling e Osvaldo Leal. Hoje, a subida é considerada adequada para pessoas mais experientes e é feita com guias habilitados pela direção do Parque.  

Segundo o grupo, os pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, entre o Rio, Minas e São Paulo, apresentam as menores temperaturas do país, mesmo quando comparados com os Estados da Região Sul. O fato se deve às maiores altitudes da Serra, em relação às montanhas sulistas. Quanto mais alto for o local, menos denso é o ar e a temperatura cai à medida em que ele se rarefaz. A cada quilômetro para cima, são cerca de 6 graus a menos no termômetro, em média.

Então, uma boa dica de passeio é conhecer o Parque Nacional de Itatiaia, para quem quer fugir do calorão, causado pelos efeitos do El Niño agravados pelo aquecimento global. Para quem for, recomenda-se informar-se antes pelo site do parque em https://parquedoitatiaia.tur.br/


LEIA TAMBÉM:

Paes leva operações do Porto Maravilha a São Cristóvão

Crescimento vai continuar em Maricá, diz Fabiano Horta

O Galeão, a Anac e os voos de galinha do Brasil

Sair da versão mobile