Diário do Porto

Petrobras investe R$ 20 milhões no Theatro Municipal

Theatro Municipal do Rio foto Agência Brasil Fernando Frazão

Petrobras retoma parceria com o Theatro Municipal do Rio, investindo na cultura da cidade (Foto: Agência Brasil / Fernando Frazão)

A Petrobras anunciou que fará um investimento de R$ 20 milhões para que o Theatro Municipal do Rio de Janeiro intensifique sua programação para as temporadas de 2024 e 2025. Com esse apoio, serão realizadas mais de 70 apresentações, incluindo balés, óperas, concertos sinfônicos e artistas convidados.

O patrocínio cultural da Petrobras também possibilitará 178 ações educativas, como visitas guiadas, oficinas e ações para formação de plateias voltadas para o público infantil e para alunos de escolas públicas de ensino.

Segundo  informações da Agência Brasil, a temporada atual e o primeiro semestre de 2025 do Theatro Municipal ganharão reforço com a aquisição de direitos autorais, montagem, figurino, cenário, produção e compra de peças artísticas de maior relevância cultural. O investimento da Petrobras vai permitir enriquecer o repertório dos espetáculos e aprimorar a qualidade e a diversidade cultural.

Para este ano, já estão programados, além do Lago dos Cisnes, a ópera Rusalka, os balés La Fille Mal Gardée e O Quebra Nozes.

A parceria entre a Petrobras e o Theatro Municipal foi iniciada em 2008, mas sofreu cortes durante o governo anterior, quando a empresa diminuiu seus apoios à cultura. 

Petrobras também cuidará da infraestrutura do Theatro Municipal

A gerente de Patrocínios Culturais da Petrobras, Alessandra Teixeira, comemora a volta à cena cultural da empresa estatal. “Esse investimento é uma oportunidade de democratização do acesso à cultura, formação de novas plateias e oferta de espetáculos de excelência, além de revitalizar o importante equipamento cultural que conta com um Corpo Artístico de capacidade única”, afirma.

O contrato entre a Petrobras e o Theatro Municipal prevê também a manutenção da própria infraestrutura do prédio histórico, inaugurado em 1909. Passarão por cuidados todas as peças com estofamento, tapeçaria, cortina de palco, mobiliário, iluminação, portas e climatização, entre outros. Esses cuidados visam não só o conforto das instalações, mas também a segurança dos artistas e espectadores.


LEIA TAMBÉM:

Paes lança projeto que abre o Porto para o mar

Maricá celebra 210 anos com sete dias de festas

Pico da Caledônia, em Nova Friburgo, recebe cadeirante

 

Sair da versão mobile