Diário do Porto

Pescadores da Baía de Guanabara podem se inscrever em curso gratuito da UFRJ

Baía de Guanabara

Curso voltado para pescadores da Baía de Guanabara terá duração de cinco meses (foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Uma iniciativa da Associação de Pescadores de Tubiacanga, na Ilha do Governador, vai proporcionar a capacitação de 30 pescadores artesanais dos sete municípios que circundam a Baía de Guanabara. O Curso de Extensão para Aprendizes em Construção Naval Artesanal do Estaleiro Escola da Baía de Guanabara está com inscrições abertas para a primeira turma até o dia 10 de julho. A primeira aula será dada pelo navegante e escritor Amyr Klink.

Podem se inscrever pessoas acima de 18 anos, de todos os gêneros, origens e etnias, com aptidões práticas e preferencialmente algum conhecimento de marcenaria. Os candidatos devem se inscrever por meio do link e enviar a ficha e um vídeo de apresentação.

O Curso de Aprendiz em Construção Naval Artesanal começa dia 21 de agosto e terá a duração de cinco meses. O foco do curso é a construção de barcos com técnicas de carpintaria naval, com troca de experiências com profissionais que atuam na indústria naval e pesqueira. Cerca de 45% das aulas serão práticas, com uma semana de aula por mês, o dia todo.


LEIA TAMBÉM:

Maricá tem crescimento populacional recorde, mostra Censo

Feira O Fuxico, em Ipanema, celebra as festas juninas

Cine Henfil, em Maricá, tem programação extensa no fim de semana


A capacitação é gratuita e tem certificado da UFRJ. Os professores serão mestres artesãos e coordenadores pedagógicos do NIDES (Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social da UFRJ). Haverá aulas de Educação Ambiental por colaboradores do movimento Baía Viva.

O curso é resultado da conversão de uma multa da Petroleira PRIO, com o Ministério Público Federal.

Sobre o Estaleiro Escola da Baía de Guanabara

O Estaleiro Escola da Baía de Guanabara é parte do Projeto Educação Ambiental, que tem o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) como gestor financeiro e operacional, no âmbito do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC Frade) celebrado entre o Ministério Público Federal (MPF-RJ) e a empresa a PRIO (Chevron Brasil) com a interveniência da Agência Nacional de Petróleo (ANP) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Mais informações sobre as inscrições pelo número: (21) 96536-6208 (WhatsApp)

Sair da versão mobile