Diário do Porto

Os prazeres da Lapa

lapa

Arcos da Lapa são símbolo do bairro, reduto da boemia carioca (Foto: Prefeitura do Rio/Divulgação)

A Lapa é o bairro mais consagrado pela boemia carioca. É preciso ter energia para curtir tantas atrações. Ou muitas noites de visitas às suas ruas lotadas de pessoas de todas as idades, seus bares barulhentos e pequenas casas de show. O DIÁRIO DO PORTO fez uma lista de lugares que você precisa conhecer para se considerar um conhecedor da Lapa.

Bar Brasil

Bar Brasil é conhecido como o Alemão da Lapa (Foto: Reprodução/Instagram)

O Bar Brasil é referência quando o assunto é boa comida e tradição. Tem acesso pelas ruas do Lavradio e Riachuelo. Poderia se chamar Bar Alemanha, pois oferece o melhor da culinária daquele país, como o Kassler (carré defumado), o Eisbein (joelho de porco) e o ótimo Apfelstrudel (torta de maçã), entre outros. Em 2011, foi tombado pela prefeitura do Rio e adquiriu o status de Patrimônio Cultural da Cidade.

O bar abriu as portas do sobrado em 1907 como Bar Zeppelin, mas logo ficou conhecido como Germânico. Na Segunda Guerra Mundial, estabelecimentos com nomes que remetessem ao nazismo (como o então Bar Adolph, hoje Bar do Luiz) precisaram evitar represálias. Por isso, o nome atual foi adotado.

Endereço: Av. Mem de Sá 90 – Lapa
Funcionamento: Terça a sábado – das 11h às 00h; Domingo – das 11h às 17h
Contato: (21) 2509-5943/ (21) 99283- 2276

Nova Capela

Aberto desde 1903, restaurante Nova Capela é Patrimônio Cultural carioca (Foto: Reprodução/Instagram)

Aberto em 1903, o restaurante Nova Capela é obrigatório. De origem portuguesa, é o melhor destino dos notívagos esfomeados. A casa sempre foi um porto seguro de escritores, jornalistas, músicos e intelectuais. Adquiriu o status de Patrimônio Cultural da cidade em 2011. O prato mais conhecido é o cabrito assado com arroz de brócolis. Excelentes opções são o javali assado e o leitão à moda da casa.

Endereço: Avenida Mem de Sá 96 – Lapa
Funcionamento: Diariamente, das 11h às 2h
Contato: (21) 2252-6228

Rio Scenarium

Casarão antigo fica na icônica Rua do Lavradio (Foto: Reprodução/Instagram)

Lugar perfeito para dançar, paquerar, dar risada e viajar no tempo. O Rio Scenarium é bar, restaurante e casa de show em um casarão antigo decorado com antiguidades. Em seus três andares acontecem shows de bandas de samba e choro. Tem pista de dança. Só não tem mesmo música estrangeira. Talvez por isso atraia tantos gringos em busca de uma experiência carioca.

O bar é notícia frequente em jornais e revistas internacionais. Em 2006, a casa foi eleita pelo jornal britânico The Guardian como um dos 10 melhores bares do mundo. Com certeza é um dos mais bonitos.

A receita do sucesso é infalível: boa bebida, petiscos variados, comida brasileira e música de qualidade ao vivo. O Salão Anexo oferece ambiente reservado com DJ’s de música brasileira quinta, sexta e sábado. O espaço é utilizado também para festas e comemorações de empresas ou particulares, além de exposições, lançamentos de CDs e livros, seminários ou congressos.

Endereço: Rua do Lavradio 20 – Lapa
Funcionamento: Quarta a sexta – da 19h às 01h. Sábado – das 12h às 18h; das 20h às 02h
Contato: (21) 3553-3104
Mais informações no site.

Fundição Progresso

Casa de shows tem vista para os arcos da Lapa (Foto: Larissa Vasco/Divulgação)

A Fundição Progresso é centro cultural, casa de shows e escola onde se produz e exibe arte para cerca de 800 mil pessoas anualmente. Localizada em uma antiga fábrica de objetos de ferro desativada nos anos 1970, a Fundição abriga desde grandes eventos do showbizz às manifestações tradicionais e renovadas do carnaval carioca. Vai do maracatu ao cinema, passando pelo teatro, circo, design e música clássica. Shows internacionais também: já recebeu nomes como Franz Ferdinand, Manu Chao, Motorhead e Marilyn Manson.

A Fundição se tornou referência para o carnaval com a criação do Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas, que já recebeu mais de 6 mil inscrições e movimenta 30 mil pessoas em seus eventos a cada edição; e com os ensaios de importantes blocos carnavalescos em sua sede, como o Monobloco, o Rio Maracatu e o Bangalafumenga.

Palco de momentos históricos da MPB, como shows de Cássia Eller e a despedida do grupo Los Hermanos, a casa de espetáculos da Fundição Progresso está entre os principais espaços de shows no Rio de Janeiro, com passagens de Maria Rita, Lenine, O Rappa, Jorge Ben Jor, Os Paralamas do Sucesso, Natiruts e Skank, entre outros grandes artistas e bandas.

Endereço: Rua dos Arcos 24 – Lapa
Contato: (21) 2484-2488
Bilheteria: De segunda a sexta, das 13h às 17h.
Programação disponível no site.

Circo Voador

Nova casa do Circo Voador, na Lapa, foi inaugurada em 2004 (Foto: Reprodução/Instagram)

A lona azul e branca do Circo Voador foi levantada pela primeira vez em janeiro de 1982 no Arpoador. Fruto do anseio de uma enorme onda de artistas carentes de espaço para atingir o grande público, o Circo foi a grande alavanca para muitos grupos hoje consagrados.

O primeiro passo foi dado pelos grupos de teatro criados a partir dos cursos do ‘Asdrúbal Trouxe o Trombone’. Perfeito Fortuna, Patrícia Travassos, Evandro Mesquita, Regina Casé, Luis Fernando Guimarães e Hamilton Vaz Pereira são ‘avós’ dos ‘Banduendes Por Acaso Estrelados’, ‘Vivo Muito Vivo e Bem Disposto’ e ‘Corpo Cênico Nossa Senhora dos Navegantes’. Esses grupos e mais os filhos ‘Manhas e Manias’, ‘Ombu’ e ‘Abracadabra’ uniram 500 artistas e formaram a primeira ‘Surpreendamental Parada Voadora’, atraindo para Ipanema e Arpoador uma multidão que buscava irreverência quando a ditadura militar entrava em seu crepúsculo.

A montagem duraria um mês, mas ficou por três. A turma, liderada por Perfeito Fortuna, saiu em campo e chegou a animar mutirões nos morros do Complexo do Alemão. Muitas casas, creches e associações de moradores foram construídas e montadas, animadas pela trupe do Circo Sem Lona. A prefeitura acabou cedendo o terreno baldio em frente aos Arcos da Lapa, e então o Circo ajudou a mudar o cenário da Lapa, revitalizando sua vida noturna com a apresentação das mais variadas expressões de arte e cultura.

Em 23 de outubro de 1982, 54 palmeiras-imperiais foram plantadas, e a segunda Surpreendamental Parada Voadora fez aportar, sob os Arcos da Lapa, o espaço livre do Circo Voador. Nos anos 1980, foi o espaço mais agitado por uma das gerações mais eletrizantes da cultura brasileira, especialmente da MPB: Barão Vermelho, Legião Urbana, Camisa de Vênus, Blitz, Os Paralamas do Sucesso, Capital Inicial, Lobão, Débora Colker, Engenheiros do Hawaii, Intrépida Trupe e muitos outros.

O Circo foi um dos principais pontos da noite carioca até que, em 1996, foi fechado pelo então prefeito Cesar Maia. Em ação popular movida pela produtora Maria Juçá, teve o seu direito reconquistado na Justiça para retornar às atividades. A prefeitura, que havia demolido o espaço, teve que reconstruí-lo por determinação judicial. Foi devolvido em 2004 aos produtores e funcionários que lá estavam em 1996. O Circo Voador tem capacidade para receber 2.500 pessoas.

Endereço: Rua dos Arcos s/n – Lapa
Contato: (21) 2533-0354 – Ramal 22
A bilheteria do Circo Voador abre 2 horas antes dos shows.
Programação disponível no site.

Sacrilégio

Sacrilégio tem programação artística variada (Foto: Divulgação)

Café e bar, os drinques exóticos chamam a atenção. Um exemplo é o famoso da casa, o kir Sacrilégio, servido com pétalas e licor de rosas. Outra opção são as famosíssimas caipivodcas. O Sacrilégio conta com um cardápio bem interessante como as bruschettas com focaccia ao forno, tomates em cubo, alho, azeite, orégano e lascas de emmental. Os eventos realizados aqui ajudam a divulgar a arte na cidade maravilhosa. Um dos mais tradicionais bares na Lapa!

Endereço: Av. Mem de Sá 81 – Lapa
Funcionamento: Terça a sexta – abre às 19h. Nos sábados, às 20h
Contato: (21) 3970-1461
Confira o site.

Leviano

Drinques e música diversos são a marca registrada do Leviano (Foto: Reprodução/Instagram)

Se você busca diversidade cultural, o Leviano Bar é uma boa opção. O espaço sempre conta com atrações para celebrar festas de salsa, música eletrônica, pop rock, MPB, funk e reggae, e ainda é possível assistir a um verdadeiro show de atividades circenses. Isso mesmo, o show de tecido é parte do cardápio do Leviano, onde quatro acrobatas das maiores companhias de dança e circo do Rio de Janeiro sobem e descem do teto, sempre em dupla, fazendo performance com panos vermelhos, em um espetáculo de força e beleza.

Com uma bela vista para os Arcos da Lapa e para a Catedral, o Leviano Bar tem uma maravilhosa cozinha, com refeições, tira-gostos e doces bem preparados. Os drinques são feitos por bartenders que dão um show enquanto preparam as bebidas que são os principais destaques da casa, como o Amante Latino.

Endereço: Av. Mem de Sá 47 – Lapa
Funcionamento: Diariamente, das 18h às 5h
Contato: (21) 2507-5779
A programação está disponível no Instagram.

Carioca da Gema

No Carioca da Gema, as noites acabam em samba, cerveja e pizza (Foto: Reprodução/Instagram)

Em um casarão de dois andares, onde antigamente havia um cortiço, o espaço é um dos mais tradicionais redutos das noites de samba carioca. É um ambiente com forte influência do samba e chorinho, dividido em quatro ambientes: salão principal, varanda, jirau e segundo andar. Vários importantes sambistas frequentam o espaço que funciona todas as noites. O Carioca da Gema é o local perfeito para quem adora dançar, mas há também uma arejada sacada para relaxar um pouco. E se cansar e tiver fome, no primeiro andar tem o bar e pizzaria com uma variedade de drinques e cozinha caprichada.

Endereço: Avenida Mem de Sá 79 – Lapa
Contato: (21) 2221-0043
A programação está disponível no site.

Cachaçaria Mangue Seco

Mangue Seco, na Rua do Lavradio, conta com ampla seleção de cachaças (Foto: Reprodução/Instagram)

A Cachaçaria Mangue Seco é um bar, restaurante e cachaçaria especializada em cachaças artesanais, conhecida pela grande variedade de rótulos. Apresenta uma decoração rústica e muito simpática. O clima boêmio deixa o ambiente bem descontraído, fazendo com que quem conheça o lugar certamente retorne. Também oferece bons pratos de peixes e frutos do mar e variados petiscos.

Endereço: Rua do Lavradio 23 – Lapa
Funcionamento: Segunda e Terça: das 11h às 15h. Quarta a sábado:  das 11h à 1h
Confira o cardápio.

Lapa Irish Pub

Programação de rock e karaokê atraem clientes ao Lapa Irish Pub (Foto: Reprodução/Instagram)

O Lapa Irish Pub é uma alternativa irlandesa no seio da boemia e do samba carioca. Por isso, petiscos, cheeseburgers e sanduíches se misturam com cervejas especiais, rock, blues, jazz e folk.

Com decoração rústica, artigos vintage e poltronas de antiquário, o rock comanda a casa. Mas a trilha sonora também alterna entre jazz, blues e folk. Além disso, o karaokê da casa, às quintas e sextas-feiras, é um dos mais famosos do Rio.

A carta de cerveja é o forte, com mais de 20 rótulos importados. Destaque para a cerveja de trigo Erdinger, a Pilsen Urkll, além do tradicional chopp Guinness. Para acompanhar, a dica é o Guinness Pie, torta irlandesa com massa folhada por cima e acompanhada de batata frita ou purê de batata.

Endereço: Rua Evaristo da Veiga 147 – Lapa
Funcionamento: Quinta a sábado – a partir das 19h
Contato: (21) 97020-0728


LEIA TAMBÉM:

Mutirão no Rio promove resgate de cidadania para população de rua

Sesc RJ inaugura bistrô no antigo Convento do Carmo

Como funcionam os leilões de imóveis? Confira o passo a passo

Sair da versão mobile