Diário do Porto

ONG oferece capacitação para mães da Providência

Projeto Por um Fio busca impulsionar mães em busca de independência financeira. (Foto: divulgação)

Mães moradoras do Morro da Providência, no Centro do Rio, agora têm a chance de aprender o ofício da costura no Ateliê Por um Fio. Trata-se do projeto social “Por Um Fio”, iniciativa da ONG Providência a Favor da Vida, que capacita mães para a geração de renda e independência financeira.

Fundada em 2014, pela fisioterapeuta Raquel Spinelli, a ONG já atendeu mais de 700 pessoas. Além do Por um Fio, a organização tem medidas de apoio à gestações não planejadas, ao combate à violência obstétrica e infantil, e é responsável pela Creche Comunitária Anita Way, que atende crianças em horário integral no Morro da Providência.

A moradora Nathalia dos Santos foi apresentada ao Ateliê Por Um Fio por uma amiga, que já havia participado. Naty mora no Morro da Providência há sete anos, e é mãe de quatro crianças. Estava grávida da filha mais nova, que hoje tem três meses, quando teve as primeiras experiências com costura no projeto. 

Nathalia teve a primeira experiência com costura no projeto Por um Fio. (Foto: acervo pessoal)

— Minha avó era costureira, mas não achei que era uma área para mim. Foi uma oportunidade de aprendizado. Fui eu que costurei todas as toalhinhas, babadores e cueiros para a minha filha Eloisa usar. Quero participar cada mais vez de projetos. Foi uma experiência a mais para mim, e penso sim em seguir no ramo. Meu sonho mesmo é trabalhar com pintura.

Desde 2023, o projeto Por um Fio recebe apoio da ICATU e da L’OREAL, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e da Lei do ISS, em colaboração com a Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro.


LEIA TAMBÉM:

Maricá fará museu na casa de Beth Carvalho

TV Globo chega a 39% de mulheres e negros

Coco: cresce produção no Rio, grande importador do fruto


Iniciativas no Morro da Providência

A Creche Comunitária Anita Way é uma parceria entre a ONG Providenciando a Favor da Vida, a empresa Nina Moraes Design, a Prefeitura e outras instituições públicas e privadas. Foi criada como uma resposta à demanda de mães por um espaço confiável para deixar os filhos. Atualmente, atende mais de 140 alunos, com idades entre 6 meses e 3 anos. A escola funciona em tempo integral e oferece cinco refeições diárias, além de atividades de estímulo à autonomia infantil, habilidades motoras e cognitivas. É possível contribuir com a iniciativa mensal ou avulsamente pelo site.

Creche Comunitária Anita Way, localizada no Morro da Providência. (Foto: Nina Moraes Design)

Outros projetos da organização são o Roda de Gestantes e o Pequenos Artistas. O primeiro oferece acompanhamento multidisciplinar a jovens gestantes, além de palestras, oficinas e benefícios associados à gravidez e ao bebê. O segundo proporciona atividades culturais para crianças de até 6 anos, com  música, dança, teatro e literatura.

A Roda de Gestantes é um espaço para compartilhar dúvidas e vivências entre mães. (Foto: reprodução/ providenciando.org.br)
Sair da versão mobile