Diário do Porto

No feriado da Independência, descubra o que fazer no Centro do Rio

Centro Cultural Banco do Brasil comemora 35 anos em outubro (Foto: Divulgação/CCBB)

Centro Cultural Banco do Brasil comemora 35 anos em outubro (Foto: Divulgação/CCBB)

O feriado prolongado de 7 de Setembro se aproxima, e o Centro do Rio de Janeiro é um destino repleto de opções para quem quiser curtir a cidade unindo lazer e cultura. A região, que hoje procura recuperar seu protagonismo econômico e desenvolver ainda mais sua aptidão turística, tem uma história rica, arquitetura marcante e oferece um leque diversificado de atividades. O Diário do Porto selecionou algumas alternativas para você aproveitar os dias livres na área central do Rio.

Explorando a História

Real Gabinete Português de leitura chama a atenção pelo belo interior (Foto: Rayanne Azevedo)

Para os amantes de história, o feriado da Independência é uma oportunidade para ampliar o conhecimento da região. O Museu Histórico Nacional é um ponto de partida imperdível para o início da viagem no tempo.

As exposições apresentam a história do Brasil desde o período colonial até a independência com um acervo tradicional, peças contemporâneas e recursos multimídia. Os destaques do museu incluem uma escultura equestre de D. Pedro II, de Francisco Manoel Chaves Pinheiro, e a galeria com teto decorado por Carlos Oswald. Até outubro, estarão disponíveis as exposições “Rio-1922” e “10 objetos: outras histórias”. A primeira recria um panorama da cidade à época da inauguração, e a segunda resgata os 100 anos de história do museu com 10 itens do acervo.

Com o Museu Nacional de Belas Artes ainda fechado para obras, a próxima parada é um mergulho no mundo da literatura. O Real Gabinete Português de Leitura já foi eleito uma das bibliotecas mais bonitas do mundo e atrai muitos turistas interessados também em sua arquitetura única e em fotos que fazem sucesso nas redes sociais. Criado em 1837, o acervo do gabinete tem raridades trazidas por colonos portugueses como a primeira edição do clássico “Os Lusíadas”. A visitação é gratuita, e a biblioteca fica aberta de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, , localizada na Rua Luís de Camões.

Já o Mosteiro de São Bento reúne 432 anos de história em um só lugar. Além da vista privilegiada do Centro da cidade e do Porto Maravilha, a arquitetura e o interior em jacarandá cobertos por ouro impactam o visitante. A igreja fica aberta diariamente, das 6h30 às 18h30.

Aventuras culturais

Theatro Municipal, palco de vasta agenda cultural, se destaca na Cinelândia (Foto: Divulgação/Leo Ferraz)

Região que reúne diversos museus e espaços artísticos, o Centro do Rio é destino obrigatório dos passeios culturais. As exposições do CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), na Rua Primeiro de Março, são sempre gratuitas e diversificadas. Em cartaz, estão “Heitor dos Prazeres é meu nome”, sobre o músico, artista e pintor; e “Evandro Teixeira, Chile, 1973”, que reúne cerca de 160 fotografias do ícone do fotojornalismo brasileiro.

Joia arquitetônica imponente, o Theatro Municipal se destaca na Cinelândia. Além de admirar a beleza do edifício, inspirada na Ópera de Paris, vale a pena verificar a programação de espetáculos musicais, de dança e óperas. Inaugurado em 14 de julho de 1909, é considerado a principal casa de espetáculos do Brasil e uma das mais importantes da América do Sul. Possui três corpos artísticos próprios: Orquestra Sinfônica, Coro e Ballet.

Belezas do Rio

Com 88 metros de altura, a roda-gigante fica na região do Porto Maravilha (fotos: Carolina Smolentzov)

Para os entusiastas da natureza, o feriado de 7 de Setembro também pode ser uma oportunidade de contemplar a natureza e apreciar as belezas naturais da Cidade Maravilhosa.

No Porto Maravilha, a Roda Gigante Yup Star Rio é um tour com vista de 360 graus para o Rio de Janeiro. Com ingressos a partir de R$ 29, o percurso dura 20 minutos e oferece ao visitante vislumbres do Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e o Morro da Providência, por exemplo.

Do Aeroporto Santos Dumont até o início da Praia de Botafogo, o Parque do Flamengo é um local perfeito para um passeio relaxante. Com jardins assinados por Burle Marx, trilhas para caminhada e belas vistas para a Baía de Guanabara, o Aterro é procurado para prática de esportes como caminhada, corrida, bicicleta, skate e patins, ou para grupos que querem curtir um piquenique.

Sabores locais

O Centro abriga restaurantes centenários, como o Amarelinho da Cinelândia (Reprodução de internet)

Aproveitar o feriado também é sinônimo de degustar a deliciosa culinária local. O Centro do Rio de Janeiro é repleto de restaurantes que oferecem a típica culinária carioca como a feijoada.

Na Cinelândia, o centenário Bar Amarelinho faz parte da história carioca. O cardápio variado e a programação musical atrai clientes todos os dias. Nos finais de semana, o bar recebe o músico Márcio Bragança, que toca samba e MPB, e a Roda de Samba duas vezes ao mês.

Outro clássico é a Confeitaria Colombo, fundada em 1894 na rua Gonçalves Dias. Testemunha da história do Brasil, o clássico salão reúne beleza e sabor, onde podem ser degustados pratos doces e salgados, do café da manhã ao jantar. A confeitaria funciona de segunda a sexta, das 11h às 18h, e aos sábados e feriados das 10h às 17h.

O Largo da Prainha, na Saúde, próximo ao Morro da Conceição, reúne um grande número de bares e restaurantes que têm atraído centenas de clientes, moradores do Rio e turistas, diariamente à região central da cidade. Com mesas e cadeiras ao ar livre, as opções lá são muitas e sempre animadas com a boa música brasileira.

 


LEIA TAMBÉM:

Galeão: Azul é a única a não aderir a desconto do ICMS

Pico das Agulhas Negras tem 2 graus negativos no calorão do El Niño

Macaé faz obras para nova pista em seu aeroporto

Sair da versão mobile