Diário do Porto

Hospital Che Guevara, em Maricá, faz 4 anos com certificação

Maricá hospital che guevara sala de cirurgia

Hospital Che Guevara é referência em cirurgias e já superou a marca de 17 mil procedimentos (foto: Prefeitura de Maricá / Divulgação)

A Prefeitura de Maricá comemora neste mês os quatro primeiros anos de funcionamento do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara. E a celebração chegou com um presente, a certificação prata do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) que atesta a assistência disponibilizada à população.

É a primeira unidade de saúde do Estado do Rio de Janeiro a receber a certificação. O Hospital Che Guevara foi inaugurado em 2020 e atendeu milhares de pacientes durante a pandemia da Covid-19. Atualmente, o hospital é referência em cirurgias de mais de 15 especialidades e já superou a marca de 17 mil procedimentos realizados. É referência no atendimento ao trauma no município, recebendo pessoas que chegam em ambulâncias após acidentes automobilísticos, quedas, dentre outras situações.

No Hospital Che Guevara, também há um moderno centro de imagens, onde foram feitos mais de 56 mil exames, entre raios-x, tomografias, ultrassonografias, colonoscopias, ecocardiogramas, dentre outros. Todos os exames são agendados pela Central de Regulação do município ou realizados em pacientes internados, possibilitando análises e diagnósticos.

Hospital Che Guevara tem especialização em câncer de pele

Outros destaques da unidade hospitalar incluem: o ambulatório de especialidades, com 38.547 consultas marcadas realizadas; o serviço especializado de tratamento e prevenção do câncer de pele, que oferece consulta, realização de procedimento e acompanhamento do paciente encaminhado; assim como o setor pediátrico, com cinco leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outros cinco de enfermaria cirúrgica para receber pacientes referenciados.

O reconhecimento prata do Hospital Che Guevara é uma iniciativa do Programa de Apoio à Sistematização da Assistência de Enfermagem e Implantação do Processo de Enfermagem do Coren-RJ.  A certificação se inicia com o selo bronze, recebido pelo Hospital Dr. Ernesto Che Guevara em dezembro de 2023. Conforme o avanço nos processos de enfermagem, é recebido o selo prata e, posteriormente, o ouro.

Entre os pontos analisados pela comissão avaliadora para a certificação prata, estão: o uso de ferramentas da área para ajuste de práticas; a presença de um núcleo de educação permanente; a participação da equipe de enfermagem no planejamento das atividades educativas da instituição; a oferta de treinamentos à equipe da área; a presença de um canal de comunicação contínuo para esclarecer dúvidas dos colaboradores; além de comissões internas estabelecidas e operantes.


LEIA MAIS:

Privatização das praias está em discussão no Senado

Petrópolis festeja o vinho na Serra Wine Week

SOS Floresta do Camboatá reclama de omissão da Prefeitura

Sair da versão mobile