Diário do Porto

Estrangeiros: 83% vêm ao Rio por lazer, só 11,3% a negócios

praia carioca

Quase todos os turistas vieram a lazer, com pouco turismo de negócios (Alexandre Macieira/Riotur)

O Rio de Janeiro continua exercendo fascínio sobre os estrangeiros que buscam se divertir, mas ainda tem um imenso potencial a explorar no turismo de negócios. É o que aponta o raio-x feito pela Fecomércio-RJ, que ouviu 866 visitantes estrangeiros entre 7 e 14 de março na cidade.

O trabalho avaliou desde o grau de satisfação, características de hospedagem e tempo de permanência até o consumo, indicando os gastos feitos e os produtos mais ocmprados. Indicou também os pontos positivos e negativos destacados na estadia.

Estrutura para turismo de negócios

O lazer foi o principal motivo da viagem ao Brasil para 83% dos entrevistados no Aeroporto Internacional, o RIOGaleão. Só 11,3% vieram a negócios ou trabalho, e 5,3% relataram outros motivos. O quesito ‘negócios ou trabalho’ inclui feiras, seminários, congressos etc.

Única cidade sul-americana que sediou uma Olimpíada, o Rio de Janeiro tem uma estrutura invejável para eventos. Isso inclui o RioCentro, segundo maior centro de convenções da América Latina, superado apenas pelo Expo São Paulo, e uma rede de vários hotéis de porte com estrutura para eventos.

 


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A nota média para o Rio de Janeiro, entre zero e dez, foi bem alta: 9,2. A grande maioria (74,5%) não consideraram o estado do Rio de Janeiro um destino caro.

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