Diário do Porto

Arquitetos italianos são celebrados em mostra no Centro

Obelisco da Rio Brando foto Google Earth

Avenida Rio Branco, inaugurada em 1905, se tornou um cenário importante do Centro do Rio (Foto: Aristides Correa Dutra / Divulgação)

A mostra fotográfica “Dell’Architettura — Presença italiana na paisagem carioca”, em exposição no Polo Cultural ItalianoRio, no Centro, se dedica a mostrar construções históricas do Rio de Janeiro que foram projetadas por arquitetos italianos. A coleção de 40 fotos de Aristides Corrêa Dutra, professor de Artes e Design da Universidade Veiga de Almeida, celebra os 150 anos da imigração italiana no Brasil e vai ficar em cartaz até o dia 26 de abril. A entrada é franca.

Dentre as construções, algumas são clássicas do cotidiano do carioca, como o obelisco da Avenida Rio Branco, construído pelo projetista calabrês Antonio Januzzi, em 1906. Além de registros dos edifícios, a mostra exibe também obras de artistas italianos que são patrimônio da cidade, como a pintura  “A dança das horas”, feita por Eliseu Visconti no teto do Theatro Municipal.

São 19 arquitetos italianos homenageados na exposição. Dentre  eles, Gino Coppedè, autor do Castelinho do Flamengo; Antonio Virzi, que criou a Casa Villiot, na Copacabana; Rino Levi, responsável pelo projeto do Hospital Federal de Bonsucesso; e Olavo Redig de Campos, que projetou a Casa Walther Moreira Salles, na Gávea. 

Virzi, que era conhecido como o “Gaudí carioca”, também criou a Casa Villino Silveira. Ele chegou ao Brasil em 1911, deu aulas na Escola de Belas Artes e construiu uma série de palacetes e casas pela cidade. Foi apelidado em homenagem ao artista catalão porque suas construções eram inspiradas pelo Liberty, movimento artístico italiano que se assemelha ao estilo art noveau, da França, e ao trabalho de Gaudí, na Espanha. A casa na Glória foi moradia do farmacêutico Gervásio Renault Silveira, que também convidou Virzi para construir a fábrica do Elixir Nogueira, vendido como uma substância milagrosa no início do século XX.

Este e outros detalhes sobre cada edifício estão disponíveis na exposição “Dell’Architettura — Presença italiana na paisagem carioca”, e podem ser acessadas pelo visitante por meio de QR Code.

Dell’Architettura — Presença italiana na paisagem carioca

Local: Polo Cultural ItalianoRio – Av. Pres. Antônio Carlos, 40 – Centro, Rio de Janeiro

Data: 22 de fevereiro a 26 de abril de 2024

Horário: 7h30 – 16h30

Entrada franca


LEIA TAMBÉM:

Mulheres reais sob o olhar feminino

Cabo Frio lança apoio aos espaços audiovisuais

TIM Music Noites Cariocas sobe o Morro da Urca, em abril


 

Sair da versão mobile