TV Globo chega a 39% de mulheres e negros | Diário do Porto


Sustentabilidade

TV Globo chega a 39% de mulheres e negros

Em 2023, na TV Globo, 79% dos estagiários efetivados estavam nos grupos de mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PcD)

4 de maio de 2024

Para Kellen Julio, gerente sênior de Diversidade e Inclusão da Globo, os números mostram que a companhia está na direção correta (foto: Fábio Rocha)

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A TV Globo divulgou relatório informando que, entre 2020 e 2023, foram contratadas mais 1.100 mulheres e mais 1.300 pessoas negras na companhia. No fim do ano passado, 39,6% dos cargos eram ocupados por mulheres e 39,4% por profissionais negros e negras.

Em 2023, o esforço da TV Globo para aumentar a diversidade e a representatividade em suas equipes levou a que 72% dos colaboradores recrutados, incluindo 79% dos estagiários efetivados, estivessem entre os quatro grupos sub-representados e escolhidos como prioritários pela empresa: mulheres, pessoas negras, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência (PcD).

Segundo reportagem do jornal O Globo, a meta é alcançar um percentual de 50% de negros e também de mulheres do total de pessoas recrutadas até 2030. No ano passado, esse percentual chegou a 46% nos dois quesitos, como mostra o Relatório de ESG da TV Globo.

O documento monitora e compila os avanços em práticas sociais, ambientais e de governança em seis áreas de compromisso: Impacto social do conteúdo, Diversidade e inclusão, Desenvolvimento & bem-estar dos colaboradores, Biodiversidade & consciência ambiental, Governança Transparente & Responsável, e Educação como vetor de transformação do país.

Na reportagem publicada em O Globo, Kellen Julio, gerente sênior de Diversidade e Inclusão da TV Globo, avalia que os números mostram a companhia na direção correta. A executiva, que é líder do segundo dos seis compromissos da Agenda ESG da companhia, explica que os resultados de 2023 espelham o trabalho feito desde 2020, quando foi realizado o primeiro censo interno voltado para o tema. A partir dele, foi elaborada uma estratégia de atuação e um plano com metas.

Para o recrutamento, a TV Globo tem uma rede de parceiros focados nesses grupos sub-representados. Entre eles a EmpregueAfro, consultoria em equidade racial, e a Talento, voltada para pessoas com deficiência, além dos parceiros PrograMaria, que empodera meninas e mulheres por meio da tecnologia, e o AfroPhyton, que qualifica profissionais negros no setor. A meta da Globo é ampliar essa rede.

Quando ingressam na TV Globo, os estagiários negros contam com um programa de desenvolvimento, com foco em frentes como planejamento de carreira, soft skills e apresentações em público, entre outras.


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