Maricá cria aplicativo para segurança nas escolas | Diário do Porto


Inovação

Maricá cria aplicativo para segurança nas escolas

Aplicativo desenvolvido pela Prefeitura de Maricá está nos celulares dos 65 diretores de unidades de ensino da cidade, com 28 mil alunos

24 de abril de 2024

Em Maricá, aplicativo para segurança nas escolas é acionado nos celulares dos diretores da unidades (foto: Prefeitura de Maricá / Elsson Campos)

Compartilhe essa notícia:


A Prefeitura de Maricá acaba de lançar uma ferramenta fundamental para ampliar a segurança dos cerca de 28 mil alunos da rede de ensino do município. Trata-se de um aplicativo de celular que funciona como um botão de emergência interligado ao Centro de Operações de Maricá (Comar), que permite que os diretores das 65 unidades de ensino acionem o órgão em poucos segundos.

A partir do recebimento da solicitação, o Comar pode acionar imediatamente a Guarda Municipal, Polícia Militar, SAMU, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros com mais agilidade.

“Com o aplicativo de emergência, as diretoras já estão acionando o Comar em casos de necessidade, tornando possível um apoio às escolas de forma muito mais ágil. Ao acionar o botão, a escola consegue entrar em contato direto com os órgãos operacionais, tanto de segurança pública quanto de emergência, só que com mais mobilidade por ser pelo celular na palma da mão”, explicou o secretário do Comar, Victor Silveira.

A medida preventiva foi desenvolvida a partir da instalação dos totens do projeto Olhar Digital, presentes em 20 pontos estratégicos de Maricá, tais como praças e outras áreas de circulação. Todos os totens também contam com botões de acionamento emergencial para auxiliar a população.

A diretora-geral do CEPT Professora Zilca Lopes da Fontoura, Karina Moraes falou sobre a experiência do novo serviço e da segurança que está proporcionando para a comunidade escolar.

“Ele traz uma segurança porque é a certeza do pronto atendimento, independente de qual seja a situação. Hoje, por exemplo, um aluno machucou o joelho, deslocou a patela e o SAMU chegou muito rápido. A gente entra em contato com o Comar e eles fazem a triagem para poder direcionar ao órgão específico. É muito rápido o atendimento. O que me deixa muito satisfeita é também o pós atendimento, porque depois de um tempo, eles retornam para o telefone que fez o contato para saber se foi feito tudo certo no atendimento. Isso passa muita segurança para a gente”, disse a diretora

Criado em maio de 2023 para monitorar a cidade, o Comar funciona 24 horas por dia. Localizado no Centro Administrativo de Itaipuaçu, o espaço possui oito telas que permitem o monitoramento de diversas áreas da cidade. Ao todo, 400 câmeras estão instaladas em pontos estratégicos de Maricá.


LEIA TAMBÉM:

APA de Guapi-Mirim faz 40 anos e ganha novos mangues

Rodas de Samba mostram tradições e cultura da Região Portuária

Citröen, Nissan e Volkswagen investem no Rio