O cartunista Ziraldo é o grande homenageado de “Terra à Vista e Pé na Lua”, exposição que marca o início das celebrações do centenário do Museu Histórico Nacional (MHN), no Centro. Das navegações marítimas às conquistas espaciais, o trabalho do artista se une conceitualmente às coleções do MHN por meio de QR Codes espalhados ao longo da cenografia. Um programaço para esses últimos dias de 2021 e para as férias de verão. A exposição fica em cartaz até 20 de fevereiro de 2022.
Na vasta galeria criativa de Ziraldo, alguns rostos e traços são muito conhecidos, outros nem tanto, mas estão todos lá: super-heróis, onomatopeias e o próprio artista em uma caricatura em tamanho real. Nas três salas ocupadas pela mostra, o visitante vai conhecer um pouco da história desse gênio mineiro que em 2022 completará 90 anos, desde a sua chegada ao Rio, o início da carreira, o trabalho na imprensa e o reconhecimento nacional.
No pátio Minerva, painéis reproduzem histórias e personagens icônicos de Ziraldo, como o Menino Maluquinho e Zeróis. No pátio dos Canhões, transformado em “Praça da Amizade”, os artefatos bélicos históricos “atiram” flores em vez de balas e são ‘habitados’ por personagens de Ziraldo em escala humana.
.A mostra traz também ao público alguns itens pessoais do multiartista, como a antiga máquina de escrever, a clássica cadeira de bar, além de edições originais de algumas obras que são marcos históricos de uma carreira iniciada ainda nos anos 1950
Durante os sábados em que a exposição estiver em cartaz (exceto no próximo, dia de Ano Novo), monitores realizarão atividades lúdico-educativas com o apoio de um caderno de atividades desenvolvido especialmente para a exposição. Nos dias úteis, a atividade é voltada apenas para escolas agendadas nos formatos presencial e virtual. O caderno também estará disponível on-line, assim como outros materiais relacionados.
A curadoria e direção de arte são de Adriana Lins e Guto Lins, que contaram com o apoio e a participação do Instituto Ziraldo. A cenografia é assinada por Susana Lacevitz e Philppe Midani.
Serviço
“Terra à Vista e Pé na Lua”
Museu Histórico Nacional
Praça Marechal Âncora, s/nº, Centro.
Quinta a sábado
10h/16h.
Até 20 de fevereiro de 2022.
Grátis.
LEIA TAMBÉM:
Mostra de artista indígena em cartaz no Porto
A arte do italiano Giorgio Morandi em exposição no CCBB RJ
Rio sobe para 2º lugar no ranking nacional de empregos