Witzel busca apoio em Boston para inovação no Rio | Diário do Porto

Inovação

Witzel busca apoio em Boston para inovação no Rio

Governador, secretário Lucas Tristão e deputado Paulo Ganime reúnem-se com pesquisadores e estudantes brasileiros em Boston em busca de inovação para o Rio

8 de abril de 2019


Witzel encontrou pesquisadores em Boston: inovação para o Rio


Compartilhe essa notícia:


A atração de investimentos em inovação no Rio de Janeiro ganhou o reforço de estudantes e pesquisadores brasileiros do MIT Media LAB e do LabrInTOS(Laboratório de Inovação Tecnológica, Organizacional e em Serviços), do Programa de Engenharia de Produção da Coppe/UFRJ.

A parceria foi costurada na sexta-feira, em Boston, em reunião do governador Wilson Witzel com o secretário de Desenvolvimento, Lucas Tristão, o deputado federal Paulo Ganime, do Partido Novo, empreendedores e pesquisadores brasileiros atuantes naquela cidade americana. Governador, secretário e deputado conheceram algumas das melhores práticas relacionadas ao empreendedorismo em uma das regiões mais dinâmicas e inovadoras do mundo.

Organizada pelos pesquisadores Hudson Mendonça (LabrInTOS) e Vitor Pamplona (MIT Media Lab), a reunião, no Cambridge Innovation Center, foi um passo importante para estreitar a relação entre o ecossistema de inovação das duas regiões, estudar modelos de sucesso e atrair para o estado investimentos relacionados a inovação.

 


VEJA TAMBÉM:

Centro de Inovação BNDES escolherá gestor até abril

Fomento à inovação, uma nova vocação do Porto Maravilha

Green Talents: inscrições para prêmio da Alemanha


 

O MIT é uma das maiores referências globais no processo de transformação de tecnologias de ponta em empresas inovadoras de sucesso. As mais de 30 mil spin-offs de seus Alumni geram 4,6 milhões de empregos. Elas têm faturamento combinado de US$ 2 trilhões, equivalente à nona economia do mundo, o Brasil.

Uma das ideias discutidas na reunião é estabelecer uma cooperação entre LabrInTOS e o MIT para incorporar metodologias de ponta na transformação de pesquisas científicas em inovações, gerando emprego, renda e desenvolvimento. A reunião com Wilson Witzel ocorreu paralelamente à Brazil Conference, em Harvard e em Cambridge, na qual o deputado Ganime já tinha sido sido palestrante.

“O Rio de Janeiro tem grande potencial para ser um polo de inovação e tecnologia. Se o Estado não atrapalhar os empreendedores e pesquisadores daremos um grande passo nesse sentido”, afirmou o deputado do Partido Novo