Volkswagen, no RJ, cresce 80% as exportações | Diário do Porto


Empresas

Volkswagen, no RJ, cresce 80% as exportações

Fábrica da Volkswagen, em Resende (RJ), exportou 8.400 caminhões e ônibus no ano passado. Montadora, em 2022, fará primeiras exportações para as Filipinas

7 de fevereiro de 2022

Operário da Volkswagen Caminhões e Ônibus, na fábrica de Resende (foto: VWCO / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A Volkswagen Caminhões e Ônibus, em Resende (RJ), exportou 8.400 veículos no ano passado, um crescimento de quase 80% em relação a 2020, quando foram exportados 4.680.

O México, o Chile e a Colômbia estão entre os três maiores mercados de exportação da Volkswagen Caminhões e Ônibus. Outra região que ganhou força foi a América Central, em que a montadora registrou seu maior volume histórico de exportações.

Para 2022, a montadora já anunciou a expansão pela primeira vez para a Ásia, com vendas iniciais nas Filipinas.  Ao todo, serão dez modelos ofertados ao mercado filipino, das famílias Delivery e Constellation para caminhões e Volksbus para ônibus, com configurações customizadas à aplicação local pela Engenharia da Volkswagen Caminhões e Ônibus. O lote inicial de 43 unidades já está completamente vendido.

A expansão nos mercados internacionais é comemorada pelo presidente, da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Robertos Cortes.  “Esse forte crescimento demonstra o potencial que temos a explorar no cenário internacional e já começamos 2022 com força total em nosso plano de internacionalização. Pela primeira vez, temos um importador oficial na Ásia. Vamos seguir com nossa estratégia de conquistar o mercado, tanto no Brasil quanto no exterior, com produtos sob medida, serviços diferenciados e o melhor custo operacional”, afirma.

A Volkswagen Caminhões e Ônibus completou quatro décadas de existência, em 2021. Já no ano de estreia da empresa, foram exportados 37 caminhões Volkswagen para países que até hoje contam com veículos da marca, como Chile, Paraguai e México.

Volkswagen Caminhões e Ônibus exporta para 30 países

A rede internacional da montadora soma mais de 160 pontos de vendas, responsáveis pelo atendimento aos mais de 160 mil caminhões e ônibus exportados pela marca, que podem ser encontrados em cerca de 30 países da América Latina, África e Oriente Médio.

No início do mês passado, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulgou números que apontam a Volkswagen Caminhões e Ônibus como líder nacional em vendas de caminhões. Em 2021, foram licenciados 37.462 caminhões Volkswagen, com um crescimento de 46,4% em relação ao ano anterior, e uma participação no mercado de 29,1%. No mercado de ônibus, a montadora de Resende comemorou a vice-liderança, com 3.695 chassis registrados e 26,3% do segmento.


LEIA TAMBÉM:

Paes adverte investidores a evitarem Santos Dumont, se edital não mudar

Alerj e universidades farão diagnóstico econômico do RJ

Cury inaugura estande de novo residencial no Porto


/