VLT: mais de 22 milhões de passageiros em 2019 | Diário do Porto


Mobilidade

VLT: mais de 22 milhões de passageiros em 2019

Os bondes irresistíveis do VLT operam desde 2016 e ligam todos os modais: Metrô, Barcas, trens, Rodoviária e Aeroporto Santos Dumont

20 de dezembro de 2019

Média diária de usuários cresceu 45% durante o ano (divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O VLT Carioca chega ao fim de 2019 com marcas e aprendizados. A concessionária e a Prefeitura do Rio tiveram e têm  embates em torno do reequilíbrio do contrato de parceria público-privada (PPP). A disputa chegou ao Judiciário. Mas, entre trancos e solavancos, o modal mais limpo e charmoso do país atingiu em 2019 a operação completa e registrou crescimento de 45% na média de passageiros. Hoje, mais de 110 mil pessoas utilizam o VLT diariamente.

A inauguração da Linha 3 completou a implantação do sistema ao ligar a Central do Brasil ao aeroporto Santos Dumont. O novo trecho foi responsável pelo incremento de mais de 30 mil usuários por dia útil. No total, foram mais de 22 milhões de passageiros transportados em mais de 180 mil viagens ao longo do ano.


LEIA MAIS:

Itaboraí: Petrobras torna oficial frustração do Comperj

Toneladas de plantas recolhidas em praias da Região dos Lagos

Icatu vai ocupar 5 andares do Aqwa Corporate, no Porto


As paradas de maior fluxo no período foram: Colombo (linha 2), Praça XV (linha 2), Cristiano Ottoni-Pequena África (linhas 2 e 3), São Bento (linha 1) e Cinelândia (linhas 1 e 3). Dos cinco pontos de embarque e desembarque, quatro são locais de conexão com outros modais ou entre linhas do VLT, confirmando a vocação de modal integrador para quem chega ao Centro.

Desde 2016, foram mais de 56 milhões de passageiros transportados, 500 mil viagens realizadas e cerca de 1,8 milhão de quilômetros percorridos. A  operação manteve uma taxa de evasão em 11% e tiveram um baixo nível de incidentes.

 

VLT em teste passa pela Matriz de Santa Rita
Linha 3 do VLT passa pela Matriz de Santa Rita, na Marechal Floriano

/