VLT e Prefeitura assinam termo de expansão da linha | Diário do Porto


Mobilidade

VLT e Prefeitura assinam termo de expansão da linha

Termo aditivo foi assinado entre Prefeitura e concessionária do VLT. Novo trecho será integrado ao BRT em futuro terminal em São Cristóvão

31 de março de 2022

VLT terá mais 700 metros de linha e uma nova estação no futuro terminal de integração com o BRT em São Cristóvão (Divulgação/VLT)

Compartilhe essa notícia:


A concessionária CCR, controladora do VLT Carioca, informou na noite da última terça-feira que assinou com a Prefeitura do Rio termo aditivo contratual para assumir as obras de ampliação do sistema. Com isso, serão implantados mais 700 metros de linha e será construída uma estação que interligará o modal ao BRT Transbrasil no futuro terminal São Cristóvão, obra que será feita pela Prefeitura no antigo Gasômetro do Rio. As informações são do site “Diário do Transporte” e confirmadas pelo “DIÁRIO DO PORTO”

Para isso, haverá um reequilíbrio econômico no contrato e renegociação das dívidas do executivo municipal com a concessionária. Em 2019, o consórcio ameaçou romper o contrato e repassar a operação do modal para a Prefeitura. Na época, cogitou pedir uma indenização de R$ 280 milhões por falta de repasses e descumprimento de cláusulas do contrato de concessão. Após muita negociação, as partes chegaram a um acordo e o sistema seguiu sobre controle do gestor privado.

Confira abaixo os termos do novo aditivo do VLT e Prefeitura

– Implantação, operação e manutenção do terminal de integração denominado Terminal Intermodal Gentileza – TIG, situado no encontro da Rua  Santos Lima com a Avenida Brasil até a sua conexão com a Avenida Francisco Bicalho (“TIG”);

– da extensão do sistema do VLT Carioca, desde a Rua do Equador, em frente a área de desembarque da Rodoviária Novo Rio, até a área do antigo Gasômetro, cruzando a Avenida Francisco Bicalho e o Canal do Mangue (“Extensão VLT”), onde será implantado o TIG, viabilizando a integração entre o BRT Transbrasil, o VLT Carioca e o sistema de ônibus alimentadores.


LEIA TAMBÉM:

Empresária Luiza Trajano recebe medalha Tiradentes da Alerj

Maricá terá campus avançado da Universidade do Mar

Galeão conquista prêmio nacional de acessibilidade


/