Viva o Ano Novo e os turistas paulistas | Diário do Porto

Turismo

Viva o Ano Novo e os turistas paulistas

Mais de 500 mil turistas no Réveillon do Rio vieram de São Paulo. Dados mostram caminho claro para turbinar o turismo carioca: a atração dos vizinhos

1 de janeiro de 2020


O Réveillon de 2020 atraiu 500 mil turistas paulistas (Foto Fernando Maia/Riotur)


Compartilhe essa notícia:


O Réveillon do Rio vem se consolidando como uma grande atração para os paulistas. Na passagem para 2020, a Prefeitura informa que a cidade recebeu o recorde de 1,7 milhão de turistas, dos quais 30%, mais de 500 mil pessoas, vieram do Estado de São Paulo.

Os paulistas superaram a soma dos goianos (14%) e gaúchos (12,5%), que ficaram em segundo e terceiros lugares, respectivamente. Do total de turistas, 80% vieram de outros Estados e 20% do exterior.

Na noite do Réveillon, a lotação dos hotéis do Rio chegou a atingir 100%. E o local mais procurado foi a praia de Copacabana, onde cerca de 2,9 milhões de pessoas estiveram na queima dos fogos e nos shows da virada.


LEIA TAMBÉM:

Tatoo Week Rio: rubro-negros vão ganhar tatuagem

5 dicas para curtir o Porto Maravilha em janeiro

As 50 boas novas de 2019 para o Porto Maravilha


A grande presença de turistas nacionais no Réveillon e, principalmente, de estados vizinhos como São Paulo e Minas Gerais, aponta um claro caminho para o fortalecimento do setor de turismo no Rio. É evidente que devemos desenvolver políticas para atrair ainda mais os turistas que estão próximos e que podem garantir altas taxas de ocupação durante o ano todo na cidade.

São Paulo é o principal emissor de turistas brasileiros para viagens ao exterior, que realizam grandes gastos fora do país. Trazer cada vez mais paulistas para visitarem o Rio é garantia de geração de empregos e renda na cidade, com crescimento na arrecadação.

Segundo a Prefeitura, 70% dos turistas chegaram ao Rio de avião, 22% de ônibus e 8% de carro. A maior parte dos visitantes, 55,6%, se hospedou em hotel.

Esses dados fazem parte de pesquisa realizada pela Riotur, que entrevistou 1.312 turistas no período de 26 a 31 de dezembro, no posto de atendimento ao turista na praia de Copacabana. Ao todo, 59,3% dos turistas são homens e 40,7% são mulheres. A pesquisa também avaliou a estada na cidade que teve uma média de 8,7 em uma escala de 0 a 10.