Visconde de Mauá lança Rota do Paraíso na Temporada da Truta | Diário do Porto

Gastronomia

Visconde de Mauá lança Rota do Paraíso na Temporada da Truta

Seis roteiros em Visconde de Mauá reúnem gastronomia, hotelaria, artes e natureza, enriquecendo os 20 anos do evento gastronômico dedicado a truta

30 de outubro de 2019
Visconde de Mauá celebra a truta com festival gastronômico (Foto: divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A região de Visconde de Mauá, na Serra da Mantiqueira, acaba de lançar a Rota do Paraíso. São seis caminhos que sugerem passeios sem pressa pelo melhor da gastronomia e do artesanato, com artes e experiência na produção de produtos orgânicos. Se você der sorte, ainda pode ver um disco voador sobrevoando as montanhas, garantem os frequentadores mais criativos.

A região é famosa pelas cachoeiras e os riachos, onde as trutas fazem a festa – e os degustadores delas também. O peixe é uma iguaria farta na Serra da Mantiqueira. Por isso, até o dia 10 de novembro, pousadas e restaurantes estão celebrando a 17ª Temporada da Truta Visconde de Mauá. As novas rotas buscam estimular o turismo e a produção local.

Entre as rotas estão os Caminhos Encantos e SaboresGastronômicos. Incluem bares, restaurantes, empórios e cervejarias. Já o Caminho da Hospitalidade traça os principais hotéis e pousadas. O Caminho das Artes e Ofícios destacam os ateliês, lojas de artesanato e locais para visitação.

Os melhores pontos para observação de pássaros e passeios turísticos são pelo Caminho das Aves e no Caminho Eco Aventuras. No Caminho das Oliveiras e Orgânicos, visitante pode conhecer a vivência dos produtores rurais.

 

Caminho Eco Aventuras é um dos destaques da Rota do Paraíso (Foto: Divulgação)

A vocação de produtor de boa parte dos insumos de sua gastronomia agrega valor ao turismo de Visconde de Mauá. A glamourização da cadeia produtiva promovendo a inclusão dos produtores rurais entre os atrativos turísticos. A truta é um peixe de água doce primo do salmão. Entre seus benefícios está a concentração de Ômega 3, óleo que previne doenças cardiovasculares, além de baixo teor de sal e gordura.


LEIA TAMBÉM:

RIOgaleão e Musal fazem exposição sobre Santos Dumont

Coworking Studio traz ambiente novaiorquino para o Rio

Ativistas cobram saneamento das lagoas e Witzel promete agir


 

Há 20 anos teve início a Temporada da Truta. É um evento com cursos, workshops e palestras de chefs renomados que aproveitam a produção local de pescado para capacitar equipes, refinar o cardápio e aprimorar a experiência do visitante. A harmonização enogastronômica é outro destaque, com vinhos selecionados e cervejas artesanais da região.

“O evento é uma das ações para estimular, desenvolver e consolidar o turismo gastronômico local, incluindo além das belezas naturais, também um roteiro gastronômico”, comenta Ana Luiza Ferraz, representante da Mauatur, a Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá, produtora do evento. O patrocínio é do Sebrae Rio, com participação de empresários locais.

Serviço

Informações: www.visiteviscondedemaua.com.br

Instagram: @temporadadatrutamaua