Nesta quinta-feira, às 18h, será realizada a primeira de uma série de Lives planejadas para celebrar a reabertura da Casa Villarino Bar, um dos templos da cultura carioca, no Centro da cidade. O evento contará com a presença da atriz Georgiana de Moraes, que falará sobre a importância do local na construção da parceria entre seu pai, Vinicius de Moraes, e Tom Jobim.
O bate-papo será exibido ao vivo no canal do Senac RJ, que foi fundamental para fazer o Villarino superar a crise causada pela pandemia da Covid-19. O estabelecimento, que havia fechado as portas por nove meses, renasce como um Restaurante-Escola, graças a uma ação do Sistema Fecomércio para o fortalecimento cultural do Rio e para a revitalizar a região central. Para assistir à live, basta acessar https://www.youtube.com/user/SenacRJ
Referência da boemia carioca, o Villarino sediou, em 1956, o primeiro encontro entre Vinícius e Tom, o que está na origem da bossa nova, manifestação artística brasileira que conquistou o mundo. Com o tema “A história do Villarino e do Rio nos copos de Tom e Vinícius”, a Live terá também as presenças da proprietária do Villarino, Rita Nava, dos jornalistas Marcelo Beraba e Antonio Carlos de Faria (editor do DIÁRIO DO PORTO), com mediação do também jornalista, historiador e especialista em Gastronomia, Cesar Marques.
Villarino teve interior preservado pelo Senac RJ
O Villarino surgiu em 1953, na esquina das avenidas Presidente Wilson e Calógeras, no bairro do Castelo, onde ficava o morro de mesmo nome, primeiro local onde os portugueses estabeleceram a cidade do Rio de Janeiro, depois de expulsarem os franceses da Baía de Guanabara.
O estabelecimento foi criado seguindo um modelo de sucesso na cidade, que juntava bar, restaurante e empório para artigos comestíveis e bebidas finas. Seu interior, todo preservado pelo projeto de restauração do Senac RJ, mantém várias fotos de seus antigos clientes e um espaço em que está intocada a mesa em que Vinicius recebia os amigos para longas conversas.
Depois que foi reaberto, em agosto, o Villarino vem funcionando entre as 11h e 20h, como um projeto pedagógico do Senac RJ para a formação de profissionais ligados à tradicional gastronomia de bares cariocas, além de receber o público geral, de segunda à sexta. O bar também oferece serviço de delivery, para regiões do Centro, Zona Sul e Tijuca por meio dos aplicativos iFood e Rappi. Mais informações pelo telefone (21) 2018-9170.
Há 75 anos o Senac RJ atua na profissionalização de mão de obra para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no Estado do Rio de Janeiro. Mesmo no cenário da pandemia, a instituição manteve seus serviços em todos os níveis de ensino, com 56 mil alunos em 2020.