Rio de Janeiro faz 4º Encontro de Violeiros, na Tijuca | Diário do Porto


Música

Rio de Janeiro faz 4º Encontro de Violeiros, na Tijuca

Confira programação do encontro de violeiros do Rio, que começa na segunda 16 de maio. Evento será na Tijuca, com shows e oficinas

9 de maio de 2022

Pereira da Viola vai se apresentar no sábado (Élcio Paraíso/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O 4° Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro já ganha tradição no calendário musical do estado. A edição deste ano começa na próxima segunda 16 e vai até o domingo 22. A programação inclui shows, palco aberto, feira de “quitutes e belezuras”, roda de viola e oficina voltada para o instrumento. O festival será no Centro da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca. O projeto foi contemplado no edital Foca da Prefeitura do Rio e Secretaria Municipal de Cultura.

Embora seja sinônimo da música caipira para muitos, a viola há alguns anos já dialoga com a música popular urbana, passando pelo repente, forró, instrumental, samba, choro e música de concerto. Pensando nessa diversidade cultural das violas brasileiras, o 4° Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro abarca em sua programação uma variedade de estilos e linguagens.

Oficina de violeiros do Rio

“Vínhamos conversando há algum tempo, eu e alguns amigos violeiros, sobre ações que pudessem promover a cena da viola aqui no Rio. Começamos a reunir artistas que abraçaram a causa, e assim criamos o movimento Rio de Violas, e o encontro de violeiros da cidade. Perceber que esse movimento está crescendo e fazer parte dele me deixa muito feliz”, celebra a produtora cultural Gabriela Góes, coordenadora do evento.

O 4° Encontro de Violeiros do Rio começa com uma oficina de prática de conjunto (viola e canto) gratuita ministrada por Henrique Bonna, referência do instrumento, regente da Orquestra de Violas Caipirando. Será das 19h às 21h na UniRio – Instituto Villa Lobos. As vagas são limitadas e a inscrição é feita no link do evento.

 


LEIA TAMBÉM:

Arcos da Lapa quase prontos para cariocas e turistas
Dolores Club: a nova casa de jazz e bossa nova do Rio
No MAR, Enciclopédia Negra dá rosto a negros invisíveis

 

Na sexta, às 19h, o evento estreia com o show Rio de Violas, reunindo dez violeiros: Abel Luiz, Andréa Carneiro, Bethi Albano, Daniel Fernandes, Daniel Ganc, Du Machado, Erico Lisboa, Josefa Bonna, Olívio Bonna e Marcus Ferrer.

No dia seguinte, sábado, a programação começa às 14h com a Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira. Na sequência, Almir Côrtes e André Grabois, Ednaldo Santos e Miguel Bezerra, Laís de Assis, Os Caiçaras e encerrando o dia, Pereira da Viola, grande referência da cena violeira no Brasil.

No domingo, último dia dos Violeiros do Rio, o evento começa às 11h e conta com Bruno Reis e Ivana Reis no show “No Tom da Viola”. Em seguida, uma roda será realizada nos jardins do Centro da Música Carioca. Na sequência, o show infantil Quintal Mágico e o palco aberto. Para fechar mais uma edição do Encontro de Violeiros do RJ, um show nos jardins do Centro da Música Carioca Artur da Távola com a Orquestra de Violas Caipirando, às 18h30.

Todas as atrações são gratuitas e têm classificação livre. O Centro da Música Carioca fica na Rua Conde de Bonfim, 824, na Tijuca, Rio de Janeiro.

Serviço

Rio de Violas: 4° Encontro de Violeiros do Rio de Janeiro

Oficina

Oficina de prática de conjunto – Viola e Canto

Datas: 16 a 19/05 – segunda a quinta, das 19h às 21h

UniRio – Instituto Villa Lobos

Av. Pasteur, 436 – Urca, Rio de Janeiro

Inscrições gratuitas no link: https://docs.google.com/document/d/1tfREQixX41oda0AEXFTRYN_RSAnj1NttDcL9179JIZ8/edit

Shows

Datas: 20, 21 e 22 de maio (sexta a domingo)

Centro da Música Carioca Artur da Távola

Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro

Classificação Livre

Ingressos: Grátis

Programação:

20/05 – Sexta

19h Teatro – Show Rio de Violas – com Abel Luiz, Andrea Carneiro, Bethi Albano, Daniel Fernandes, Daniel Ganc, Du Machado, Erico Lisboa, Marcus Ferrer, Josecy Bonna e Olívio Bonna

21/05 – Sábado

14h Jardim – Folia de Reis Sagrada Família da Mangueira

15h Casarão – Almir Côrtes e André Grabois

16h Jardim – Ednaldo Santos e Miguel Bezerra

17h Teatro – Laís de Assis

18h30 Jardim – Os Caiçaras

20h Teatro – Pereira da Viola

22/05 – Domingo

11h Teatro – Bruno Reis e Ivana Reis no show “No Tom da Viola”

13h30 Jardim – Roda de Viola

15h Casarão – Quintal Mágico

16h Teatro – Palco Aberto (para participar, os violeiros devem mandar um email para riodeviolasrj@gmail.com até o dia 18 de maio)

18h30 Jardim – Orquestra de Violas Caipirando