Quase a totalidade (96,3%) da população da ilha de Paquetá já recebeu ao menos uma dose das vacinas contra a Covid-19. Cerca de 1,6 mil moradores acima de 18 anos receberam a primeira dose da Astrazeneca/Oxford neste domingo 20. O projeto de vacinação em massa realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura do Rio de Janeiro vai avaliar os efeitos da imunização em larga escala.
Dos 3.471 moradores a partir de 18 anos de Paquetá cadastrados na Unidade Integrada de Saúde Manoel Arthur Villaboim até a última semana, apenas 128 ainda não tomaram a primeira dose até o domingo. A equipe da unidade de saúde fará busca ativa desses moradores para verificar o motivo da ausência e chamá-los para a imunização. Os adolescentes de 12 a 17 anos serão imunizados no dia 18 de julho, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde.
Os resultados atingidos na primeira etapa da pesquisa PaqueTá Vacinada surpreenderam o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, que agradeceu a adesão da população. “A gente estava esperando que entre 20% e 30% das pessoas daqui aderissem à coleta de sangue, mas 70% aderiram à pesquisa. Meu agradecimento profundo a todos os que se voluntariaram”, disse o secretário.
Entre quinta-feira e sábado, 2.759 moradores de todas as idades passaram pelo exame de sangue sorológico ou teste rápido para análise comparativa de presença de anticorpos, incluindo 421 crianças, das quais 21% apresentaram exposição ao coronavírus. Eles responderam também ao inquérito epidemiológico. As amostras de sangue foram levadas de helicóptero para a Fiocruz, onde serão analisadas em laboratório.
LEIA TAMBÉM
Não é de carnaval que a Ilha precisa. RespeitaPaquetá
Rio Produtivo pede vacina e auxílio ao presidente
Enel doa equipamentos para acelerar vacinação no RJ
Ministro vacina moradores
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que vacinou vários moradores da ilha no domingo, disse que a pesquisa mostrará a efetividade da vacina. “Nós já sabemos que essas vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras, são eficazes. Mas precisamos compreender alguns outros aspectos em relação à efetividade dessas vacinas, especialmente em relação a outras variantes. É esse compromisso com a ciência que nos dá fé e esperança na superação dessa dificuldade sanitária”, afirmou.

Paquetá tem 4.180 moradores, dos quais 3.530 são maiores de 18 anos cadastrados na Estratégia Saúde da Família. Desses, mais de 1,8 mil já receberam a primeira dose da vacina Covid-19. Até a manhã de 17 de junho, foram aplicadas 3.078 doses da vacina contra a Covid-19 pelo calendário do município para os grupos prioritários, sendo 1.946 primeiras doses (D1) e 1.132 segundas doses (D2).