Vacina já chegou a 96% da população de Paquetá | Diário do Porto


Pandemia

Vacina já chegou a 96% da população de Paquetá

Cerca de 1,6 mil moradores de Paquetá receberam vacina da Astrazeneca/Oxford/Fiocruz. A adesão de 70% da população à testagem surpreendeu a prefeitura

21 de junho de 2021

Vacinação contra a Covid em Paquetá (Foto: Marina Pagno/MS)

Compartilhe essa notícia:


Quase a totalidade (96,3%) da população da ilha de Paquetá já recebeu ao menos uma dose das vacinas contra a Covid-19. Cerca de 1,6 mil moradores acima de 18 anos receberam a primeira dose da  Astrazeneca/Oxford neste domingo 20. O projeto de vacinação em massa realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Prefeitura do Rio de Janeiro vai avaliar os efeitos da imunização em larga escala.

Dos 3.471 moradores a partir de 18 anos de Paquetá cadastrados na Unidade Integrada de Saúde Manoel Arthur Villaboim até a última semana, apenas 128 ainda não tomaram a primeira dose até o domingo. A equipe da unidade de saúde fará busca ativa desses moradores para verificar o motivo da ausência e chamá-los para a imunização. Os adolescentes de 12 a 17 anos serão imunizados no dia 18 de julho, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde.

Os resultados atingidos na primeira etapa da pesquisa PaqueTá Vacinada surpreenderam o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, que agradeceu a adesão da população. “A gente estava esperando que entre 20% e 30% das pessoas daqui aderissem à coleta de sangue, mas 70% aderiram à pesquisa. Meu agradecimento profundo a todos os que se voluntariaram”, disse o secretário.

Entre quinta-feira e sábado, 2.759 moradores de todas as idades passaram pelo exame de sangue sorológico ou teste rápido para análise comparativa de presença de anticorpos, incluindo 421 crianças, das quais 21% apresentaram exposição ao coronavírus. Eles responderam também ao inquérito epidemiológico. As amostras de sangue foram levadas de helicóptero para a Fiocruz, onde serão analisadas em laboratório.

 


LEIA TAMBÉM

Não é de carnaval que a Ilha precisa. RespeitaPaquetá

Rio Produtivo pede vacina e auxílio ao presidente

Enel doa equipamentos para acelerar vacinação no RJ


Ministro vacina moradores

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que vacinou vários moradores da ilha no domingo, disse que a pesquisa mostrará a efetividade da vacina. “Nós já sabemos que essas vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras, são eficazes. Mas precisamos compreender alguns outros aspectos em relação à efetividade dessas vacinas, especialmente em relação a outras variantes. É esse compromisso com a ciência que nos dá fé e esperança na superação dessa dificuldade sanitária”, afirmou.

Vacinação em Paquetá (Foto: Divulgação SMS)

 

Paquetá tem 4.180 moradores, dos quais 3.530 são maiores de 18 anos cadastrados na Estratégia Saúde da Família. Desses, mais de 1,8 mil já receberam a primeira dose da vacina Covid-19. Até a manhã de 17 de junho, foram aplicadas 3.078 doses da vacina contra a Covid-19 pelo calendário do município para os grupos prioritários, sendo 1.946 primeiras doses (D1) e 1.132 segundas doses (D2).

 

 


/