"Um Dia no Parque", convite para curtir a natureza do Rio | Diário do Porto


Sustentabilidade

“Um Dia no Parque”, convite para curtir a natureza do Rio

No domingo, 6 parques cariocas terão atividades especiais para os visitantes. O agito acontece em todo o país e em 13 cidades do Estado

16 de julho de 2019

Áreas em todas as regiões da cidade vão participar, como o Parque Estadual da Pedra Branca (foto: Inea/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Dezesseis áreas de preservação do Estado do Rio de Janeiro vão participar do evento “Um Dia no Parque”, que acontece no próximo domingo, 21, em todo o Brasil. O objetivo é levar o maior número de visitantes, para que conheçam seus benefícios ao ambiente e à sociedade.

Este é o segundo ano da campanha, organizada pela Coalizão Pró UCs (Unidades de Conservação). Nos parques, haverá programações especiais realizadas por ambientalistas, voluntários e empresas, entre elas percursos em trilhas, arvorismo, observação de pássaros, identificação da flora, palestras e outras atividades recreativas.

O Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo, tem uma agenda que começa às 8h, com caminhadas que levarão os visitantes a paisagens deslumbrantes, desde o Alto da Boa Vista até a Gávea. Veja abaixo a programação completa dos parques da cidade do Rio.


LEIA TAMBÉM:

Parque Nacional de Itatiaia faz 82 anos e ganha terras

Novo local para autódromo poderia salvar 180 mil árvores

APA Guapimirim: 35 anos de luta pela Baía de Guanabara

 


Ainda na capital, haverá atividades em UCs em todas as regiões da cidade, em locais no Alto Leblon, Guaratiba, Pedra de Guaratiba, Grumari, Realengo e nas Ilhas Cagarras. No interior, estão programados eventos em Itatiaia, Paraty, Niterói, Duque de Caxias, Campos de Goytacazes, Mangaratiba, Petrópolis, Resende, Guapimirim, Teresópolis e Nova Iguaçu.

Segundo Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró UC, que idealizou a iniciativa, “o povo brasileiro ama a natureza, mas ainda tem pouco contato com o que o Brasil tem de mais bonito e raro, um patrimônio natural que está nas nossas Unidades de Conservação”. Em 2018, no primeiro evento, participaram cerca de 65 parques de todo o país, agora o objetivo é chegar a 100.

O turismo em parques naturais tem aumentado nos últimos anos no Brasil e gerado renda. De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), de 2013 a 2018 o número de visitantes praticamente dobrou em áreas federais, indo de 6,3 milhões em 2013 para 12,4 milhões em 2018. Os visitantes gastaram, em 2017, cerca de R$ 2 bilhões nos municípios do entorno das unidades, gerando 80 mil empregos.

 

SERVIÇO:

O que: “Um Dia no Parque”
Quando: Domingo, 21 de julho
Onde: Unidades de Conservação em todo o país
Quem pode participar: todos os interessados em praticar atividades na natureza ou contemplar a paisagem

Informações:

Na página da Coalizão Pró UCs no Facebook é possível encontrar informações, além de confirmar a participação no eventos.

No hotsite da campanha, https://www.umdianoparque.net/, há dicas de visitação, sugestões de atividades, além de arquivos para download, como um guia com informações sobre o que levar, como se vestir, o que comer, como recolher o lixo, orientações para crianças e cuidados na interação com fauna e flora.

Programação na cidade do Rio de Janeiro (confirme informações sobre horários e preços nos sites acima e com os organizadores):

Parque Nacional da Tijuca e Parque Natural  Municipal da Cidade

Atividades: a instituição Trilha Transcarioca vai promover duas atividades no Parque Nacional da Tijuca e Parque Natural Municipal da Cidade, e outras duas no Parque Estadual da Pedra Branca, todos na cidade do Rio. As atividades são abertas para crianças, mas é preciso ficar atento às longas caminhadas.

As duas atividades do Parque Nacional da Tijuca terminarão no Museu da Cidade, no Parque Natural Municipal da Cidade, onde haverá uma confraternização para celebrar a inauguração do Circuito Parque da Cidade.

Atividade 1

Trilha Portão da Floresta X Parque da Cidade, percorrendo o trecho 14 (Portão x Mesa do Imperador), parte do trecho 16 (Vista Chinesa ex Dona Castorina) e parte do Circuito Parque da Cidade. Esta trilha caminha por paisagens em quatro morros: Freira, Boa Vista, Queimado e Pai Ricardo, além da vista da Pedra da Proa.

Nível moderado, com longa caminhada por entre aclives e declives da travessia entre as zonas Norte e Sul, com duração de cerca de 6h.

Ponto de Encontro: Praça Afonso Viseu, no Alto da Boa Vista (sede Tijuca do Parque Nacional da Tijuca).

Horário: 8h.

Atividade 2

Trilha Horto x Parque da Cidade, percorrendo partes dos trechos 16 (Vista Chinesa X Dona Castorina) e 17 (Dona Castorina x Primatas), passando pelas cachoeiras da Gruta e da Imperatriz.

Nível moderado, com caminhada por aclives e declives, com duração de cerca de 5h.

Caminhada em mata atlântica, com boas subidas, passando por um dos trechos mais bonitos da floresta recuperada do Parque Nacional da Tijuca.

Ponto de Encontro: Rua Pacheco Leão, 1783, Jardim Botânico (no ponto final do ônibus 409). Horário: 9h

Parque Nacional da Tijuca (Setores Serra da Carioca e Floresta da Tijuca)

Endereço: Rio de Janeiro

Atividades: Trilhas guiadas por monitores do Parque; Rodas de conversa com as diferentes equipes do Parque; Visitas guiadas aos dois Centros de Visitantes; Oficina para crianças com produção de plaquinhas personalizadas e plantio de mudas; Oficina para crianças de coleta de sementes e produção de mudas.

Monumento Natural Arquipélago das Ilhas Cagarras

Endereço: Rio de Janeiro

Atividade: Visita embarcada guiada às ilhas que compõem o MONA Cagarras com aula com educadores ambientais do Projeto Ilhas do Rio (parceiro), e pausa para banho de mar próximo à Ilha Comprida;

Mergulho autônomo,

Canoagem – travessia às Cagarras.

Parque Estadual da Pedra Branca

Endereço: Rio de Janeiro

Atividade: Trilha guiada até o Açude do Camorim, com duração de 4 horas.

Ponto de Encontro: Núcleo Camorim, Estrada do Camorim, 2118

Horário: 9h

 

Parque Estadual da Pedra Branca

Endereço: Rio de Janeiro

Atividade: a Trilha Transcarioca vai promover duas atividades no  Parque Estadual da Pedra Branca

Atividade 1

Trilha da Pedra do Telégrafo, percorrendo o trecho 1 (Barra de Guartiba x Grumari) da Trilha Transcarioca.

Nível Moderado, atividade com duração de cerca de 6h.

Caminhada por região de mata atlântica, com praias selvagens e mirantes, exposição ao sol em trechos da trilha. Ponto de Encontro: Praça da Barra de Guaratiba, próximo ao supermercado Rede.

Horário: 8h.

Atividade 2

Trilha da Pedra do Osso, percorrendo o Trecho 8 (Piraquara x Estrada dos Teixeiras) da Trilha Transcarioca. A Pedra do Osso é um bloco de pedra que desafia a gravidade.

Nível Moderado com grande exposição ao sol, atividade com duração de cerca de 6h.

Caminhada por entre as copas das árvores e as formações rochosas da Serra do Barata.

Atividade: Plantio de mudas nativas durante a trilha pelos caminhantes.

Ponto de Encontro: Sub-sede Piraquara do Parque Estadual da Pedra Branca, no final da rua do Governo, em Realengo.

Horário: 8h

APA Guapi-Mirim / Esec da Guanabara

Endereço: BR 493, km 12,8, Vale das Pedrinha – Guapimirim

Atividades terrestres: a ONG Guardiões do Mar e o 143º Grupo de Escoteiros vão desenvolver, respectivamente, atividades de educação ambiental inclusiva e práticas conservacionistas na sede da APA Guapi-Mirim e Esec da Guanabara.

Atividades aquáticas: será oferecido um passeio de barco pelos rios que serpenteiam a UC até sua foz, a Baía de Guanabara, para os trinta primeiros interessados a participarem da ação Um Dia no Parque que responderem o formulário que será publicado no Facebook da UC. Alguns integrantes do Clube Carioca de Canoagem estarão presentes, acompanhando a visita.

Reserva Biológica Estadual de Guaratiba

Endereço: Estrada da Matriz, 4485, Guaratiba – Rio de Janeiro

Atividade:

9h – Café da Manha

10H – Apresentação da Reserva Biológica de Guaratiba e seus projetos

11:30H – Infraestrutura da Reserva Biológica de Guaratiba

12:00H – Almoço (Incluso)

13H – Apresentação Centro Tecnológico do Exército (CTEX)

14H – Visita guiada ao manguezal (embarcado e por trilha)

16:30H – Encerramento

Vagas limitadas

Inscrições e informações: , (21) 2333-6898, (21) 2333-6984

Parque Natural Municipal do Penhasco Dois Irmãos

Endereço: Rua Aperana, s/n, Leblon – Rio de Janeiro

Atividades: Caminhada pelo parque; trilha interpretativa e atividades de educação ambiental com crianças.

Horário: A partir das 9h30

Ponto de encontro: Estacionamento da entrada do Parque

Contato: (21) 3438-8417

 


/