Cultura e Lazer

Última oportunidade do ano para ir ao MAST

Exposição virtual, construção de um ecossistema em miniatura e observação do céu fazem parte da programação do último fim de semana do MAST no ano

20 de dezembro de 2018
Exposição "Experiências Virtuais em Realidades Digitais" é parceria do MAST com a PUC-Rio

Compartilhe essa notícia em sua rede social:
exposição no MAST no último fim de semana do ano
Exposição “Experiências Virtuais em Realidades Digitais” é parceria do MAST com a PUC-Rio

No último fim de semana em funcionamento do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) no ano, uma série de atividades gratuitas foi programada. Crianças, jovens e adultos poderão se divertir e aprender com atividades como a construção de um terrário, exposição com experiência virtual e observação do céu em telescópios.

A exposição em destaque é a mostra “Experiências Virtuais em Realidades Digitais”, que reúne tecnologias de interação digital com os saberes inerentes ao campo do Design. As exibições permitem ao público a oportunidade de mergulhar em universos alternativos, lançando mão de recursos de realidade virtual e realidade aumentada. A mostra é uma parceria entre o MAST e a PUC-Rio.

observacao-do-sol-mast
Última oportunidade de observar o sol no MAST em 2018 (Foto: Divulgação)

No sábado 22, a oficina “Faça Você Mesmo” explica se uma planta consegue sobreviver em um ambiente fechado. A partir das 16h, o público terá a oportunidade de construir um terrário, espécie de ecossistema em miniatura, utilizando sementes de pimenta e de feijão. Os participantes vão se divertir enquanto aprendem sobre a fotossíntese. Ao final da atividade, será possível levar seu próprio terrário para casa.

No mesmo dia, também acontece a Observação do SolÉ uma oportunidade de analisar estruturas como manchas solares, protuberâncias e filamentos do astro rei. E o tradicional Programa de Observação do Céu começa às 17:30 com a palestra O Céu do Mês. Nela, os participantes vão conhecer o que está visível no céu carioca e saber um pouco mais sobre a natureza dos corpos celestes.

 


LEIA MAIS:

Roteirão: Concerto de Natal, cinema argentino, rock no Circo

Museu do Amanhã, 3 anos: as façanhas do gigante

Aquaman, Mera e o Tridente já estão no AquaRio


 

Após aprender sobre o céu de dezembro, será hora de pôr o conhecimento em prática e visualizar os astros e configurações celestes por meio por meio de uma luneta construída no início do século XX. A atração faz muito sucesso com o público, pois é possível observar planetas, estrelas e fenômenos estudados pela astronomia.

No domingo 23, os visitantes poderão conhecer o Universo dentro do Planetário Inflável Digital a partir das 15h. Uma simulação do céu noturno será colocada em uma cúpula inflável para ensinar sobre os movimentos dos planetas e das estrelas. O visitantes aprenderão sobre as fases da Lua, constelações, o ciclo dos dias e das noites, os planetas visíveis e as diferenças que ocorrem ao longo do tempo.

Planetário Inflável Digital no MAST
O Planetário Inflável Digital é a última atração do ano no MAST (Foto: Divulgação)

Serviço

Fim de semana no MAST

Rua General Bruce, 586

Telrfone: 3514-5299 e 3514-5229

SÁBADO 22/12

Funcionamento do Museu: das 14h às 20h

Faça Você Mesmo – 16h – ‘Construindo um Terrário'(serão distribuídas 30 senhas a partir de 15h30)

Observação do Sol – das 15h às 17h

Observação do Céu / Palestra O Céu do Mês- das 17h30 às 20h

DOMINGO 23/12

Funcionamento do Museu: das 14h às 18h

Visita às exposições internas do Museu de Astronomia

Planetário inflável – 15h e 17h (serão distribuídas 30 senhas para cada sessão, a partir das 14h)

Entrada grátis.

As atividades no museu serão retomadas no dia 2 de janeiro.

Compartilhe essa notícia em sua rede social: