Uerj inaugura nova sede de Colégio de Aplicação em imóvel adquirido pela Alerj | Diário do Porto


Educação

Uerj inaugura nova sede de Colégio de Aplicação em imóvel adquirido pela Alerj

Nesta segunda-feira foi inaugurada a nova unidade do Colégio de Aplicação da Uerj. Imóvel no Rio Comprido foi adquirido com recursos da Alerj

15 de março de 2022

André Ceciliano, o reitor da Uerj, Ricardo Lodi (centro), e o governador Cláudio Castro inauguram nova sede do Colégio de Aplicação da Uerj no Rio Comprido (Julia Passos/Alerj)

Compartilhe essa notícia:


A nova sede do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) foi inaugurada nesta segunda-feira. O imóvel, adquirido com recursos da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no final de 2020, passou por um período de obras e voltou a funcionar este ano. O Colégio de Aplicação da Uerj que completa 65 anos em abril foi transferido para a Rua Barão de Itapagipe, no Rio Comprido, zona norte do Rio.

A escola ocupa uma área de sete mil metros quadrados, praticamente o dobro do tamanho da anterior, na Rua Alexandrina, onde o colégio vinha funcionando desde 1998.“A nova sede é uma antiga reivindicação da comunidade capiana, que merecia ocupar um espaço à altura de suas tradições. Fico muito feliz de ter contribuído para a aquisição dessa área. Esse foi o resultado de um trabalho que uniu os 70 deputados. Quando a gente trabalha com união e responsabilidade quem ganha é a população do Rio”, disse o presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT).


LEIA TAMBÉM:

MAR recebe maior exposição digital imersiva do mundo sobre Monet

Coalizão Rio apoia “Projeto LEBLON NOZAP”

No Dia do Consumidor, Sebrae Rio dá dicas para empreendedores


Novo colégio da Uerj já preencheu 1,2 mil vagas em 2022

Ligado à Uerj, o colégio irá promover formação integral aos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, além de proporcionar experiências de aula aos graduandos da Uerj, voltados à docência. O governador do Rio, Cláudio Castro, esteve presente no evento e parabenizou a ação da Casa. “O Parlamento fluminense merece uma salva de palmas pela forma republicana e altruísta de aplicar os recursos economizados no investindo e na melhoria do estado. Como governo também cumprimos o nosso papel e não tiramos nenhum real da universidade desde que assumimos o mandato”, frisou Castro.

Segundo o reitor da Uerj, Ricardo Lodi, a nova sede irá atender requisitos importantes para uma oferta de ensino de qualidade. “Essa transferência de recursos que a Alerj fez foi fundamental. Não poderia chegar em uma data melhor e mais marcante. O CAp estava espremido na antiga sede e não tinha espaço nem para um refeitório”, disse Lodi, lembrando que a unidade era a única escola estadual que não fornecia merenda aos estudantes.

Na nova sede, a oferta de vagas também será maior, além da ampliação dos cursos. Mais de 1.200 vagas já foram preenchidas. este ano. O colégio ainda está em obras e mais salas serão construídas. Além disso, serão oferecidos cursos de educação para jovens e adultos e novas turmas de pré-vestibular serão criadas. O instituto receberá ainda filhos de funcionários e professores.

 


/