Saúde

Uber leva de graça ao Hemorio para doação de sangue

Pandemia provoca queda de quase 50% na doação de sangue e plaquetas no Inca. Saiba como doar para o Instituto e também para o Hemorio

28 de junho de 2020
Hemocentros precisam do apoio da população para garantir continuidade de tratamentos ( Reprodução)

Compartilhe essa notícia:


O medo da Covid-19 reduziu o número de doação de sangue e plaquetas. Hemocentros de todo o país têm sofrido para manter seus estoques. No Rio de Janeiro, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) teve queda de 50% no abastecimento, e o Hemorio iniciou uma parceria com o aplicativo Uber para atrair doadores. 

Depois dos hospitais de emergência, o INCA é a unidade pública de maior movimento de pacientes no Rio. Além das cirurgias, os pacientes em tratamento necessitam de transfusões de sangue e de plaquetas regularmente.  Em média, são necessárias 70 doações diárias, mas elas não chegam a 30.  O Instituto tem apostado no atendimento com hora marcada para dar mais segurança e conforto ao doador.

Uber deixa de cobrar R$ 30 para o Hemorio

Como forma de solidariedade, o aplicativo Uber vai custear as viagens de doadores de sangue que possam se deslocar até o Hemorio. Os interessados receberão um código promocional específico que dará viagens gratuitas de ida e volta, de até R$ 30 para cada trecho. 

 


LEIA MAIS

Japão prepara liberação dos cassinos e quer ultrapassar Macau

Docas do Rio começa a informatizar acesso ao Porto

Bienal do Livro Rio se torna permanente, em ambiente digital


O procedimento para a doação de sangue é simples. Qualquer pessoa em boas condições de saúde, entre 16 e 69 anos e pesando mais de 50 quilos, pode doar. Não é necessário estar em jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos três horas antes da coleta.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado não podem doar temporariamente, assim como as grávidas e as mulheres no pós-parto. Os doadores devem apresentar documento oficial com foto, e os menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

POSTOS DE DOAÇÃO

INCA

As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, de 7h30 às 14h30, e sábado, de 8h às 12h, no edifício-sede. Agendamentos podem ser feitos por telefone, das 8h às 15h, o que evita aglomerações: (21) 3207-1021 ou 3207-1580.

Endereço: Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar.

HEMORIO

O Hemorio funciona diariamente, das 07h às 18h. É possível agendar previamente a doação pelo telefone 0800 282 0708.

Endereço: Rua Frei Caneca, nº 8, no Centro