Temporada de cruzeiros traz 11,8% a mais de turistas | Diário do Porto


Turismo

Temporada de cruzeiros traz 11,8% a mais de turistas

Na temporada passada, os cruzeiros movimentaram mais de R$ 2 bilhões no Brasil. No Rio, estão programadas 112 atracações, de 37 navios

27 de setembro de 2019

O Rio vai receber o navio português World Explorer, construído para águas polares (foto: divulgação)

Compartilhe essa notícia:


A temporada de navios de cruzeiro no Porto Maravilha, que começa oficialmente no dia 20 de outubro, terá 11,8% a mais de trânsito de turistas do que no ano passado, com a chegada prevista de 425 mil visitantes, até abril de 2020.

O primeiro navio a atracar no Terminal Internacional de Cruzeiros Píer Mauá será uma embarcação construída em Portugal, o World Explorer, que foi inaugurado em abril deste ano. Ele tem capacidade para navegar nos mares congelados dos polos e recebeu recentemente autorização para operar um cassino, quando está em águas internacionais.

Até o final da temporada, estão programadas 112 atracações de 37 navios, 8 deles vindo à cidade pela primeira vez. Serão 12 atracações e 10 embarcações a mais do que na estação passada. Os navios estreantes são: World Explorer, Viking Jupiter, Coral Princess, Volendam, Amera, Hanseatic Inspiration, Koningsdam e Scenic Eclipse.

Segundo a assessoria da Píer Mauá, o terminal de cruzeiros conta com novas áreas de arrendamento e mais 150 metros de cais para atracação, com o objetivo de oferecer mais conforto aos passageiros e tripulantes dos transatlânticos.


LEIA MAIS:

Gigante Enel Brasil ancora no Porto Maravilha

REFIT movimentará 214% a mais de petróleo no Porto

Otavio Leite inaugura mapão do RJ na Rodoviária do Rio


Os turistas serão recepcionados nos armazéns 4 e 5 do Terminal, sendo o embarque realizado no Armazém 4 e a movimentação de bagagens no 5.

As duas principais empresas de transatlânticos que operam no mercado brasileiro também estão trazendo novidades para a próxima temporada.

A suíça MSC trará um navio que só será inaugurado em novembro, a embarcação Grandiosa, que tem capacidade para 6.300 hóspedes. Ela está sendo construída em estaleiros da Alemanha.

A companhia Costa, italiana, trará 3 navios ao Brasil, entre eles o Luminosa, com capacidade para 2.826 hóspedes. Dados divulgados pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, mostram que, na temporada passada, os cruzeiros movimentaram mais de R$ 2 bilhões no Brasil.