Turistas à vista: 87 mil chegam ao Píer Mauá em janeiro | Diário do Porto


Turismo

Turistas à vista: 87 mil chegam ao Píer Mauá em janeiro

Temporada do verão 2019/2020 no Píer Mauá bate recorde em 20 anos. Dia 23, três transatlânticos vão mudar o cenário e despejar turistas no Porto Maravilha

17 de janeiro de 2020

O navio Balmoral tem bandeira das Bahamas

Compartilhe essa notícia:


Após um dezembro de sucesso, o Pier Mauá segue cheio de navios em janeiro. O mês deve fechar com 87 mil turistas passando pelo Terminal Internacional de Cruzeiro da Cidade Maravilhosa. Só no dia 21 serão três (Sovereign, MSC Magnifica e Silver Whisper) e, no dia 23, dois simultâneos (Costa Pacifica e Balmoral).

O MSC Fantasia chegou dia 5 com 5.671 passageiros e tripulantes, e programou retornos para os dias 13, 18 e 26. Até o início de março, o navio original da classe Fantasia realiza cruzeiros com embarque no Pier Mauá. São roteiros pela América do Sul. Também no dia 5 voltou o Sovereign, que já virou freguês. A maioria dos itinerários é de cruzeiros para Búzios, Santos ou Balneário Camboriú. Ele ainda retorna ao Píer nos dias 21, 25 e 29.

O Costa Pacifica passou por aqui dia 7. É o terceiro navio de cruzeiro da classe Concordia, com as irmãs Concordia, Favolosa, Serena e Fascinosa, além do Carnival Splendor. Seguiu para Búzios, Ilhabela, Montevidéu e Buenos Aires, retornando nos dias 15, 23 e 31.

Bandeiras estrangeiras

Dia foi a vez do internacional Amadea. Com bandeira de Bahamas, o navio possui capacidade para 624 passageiros sem contar a tripulação. O cruzeiro atual do Amadea é de 21 dias, só de vinda de Villefranche-sur-Mer (França) para o Rio. O itinerário começou em 20 de dezembro e terminou em 11 de janeiro.

 

Silver Whisper: quase 500 turistas, da Flórida a Buenos Aires
Silver Whisper: quase 500 turistas, da Flórida a Buenos Aires

O MSC Musica faz o cruzeiro de ida e volta para América do Sul. Ele saiu de Buenos Aires dia 05, passou por Ilha Grande e Búzios e chegou ao Rio dia 10. Depois seguiu para Ilhabela (SP), Punta del Este (Uruguai) e Buenos Aires. Retorna ao Pier Mauá nos dias 18 e 27.

Dia 19 é a vez do Amsterdam. Com o cruzeiro de tema Páscoa, faz viagem de 129 dias, saindo dia 4 da Flórida e passando por diversos países. No Brasil, passa por Belém, Recife e Rio. Segue dia 20 para Buenos Aires e, no dia 4, ancora na Flórida de volta. O navio traz 2.260 passageiros.


LEIA TAMBÉM:

Barcas de Paquetá terão redução de horários

Casa França-Brasil tem sessões de cinema grátis

Férias no MAR: veja programação completa


 

No dia 21, o Pier estará movimentado: Sovereign, MSC Magnifica e Silver Whisper. O cruzeiro atual do MSC Magnifica é de 41 dias, só de ida de Barcelona a Ushuaia, com o tema “Ano Novo”. O itinerário começou em 23 de dezembro e termina em 2 de fevereiro. O Silver Whisper traz quase 500 turistas um cruzeiro de 21 dias, só de ida de Fort Lauderdale – Flórida a Buenos Aires – Argentina.

MSC Magnifica: 41 dias de cruzeiro
O MSC Magnifica: 41 dias, de Barcelona a Ushuaia

Dia 23 estarão no Píer o Costa Pacifica e o internacional Balmoral, com bandeira de Bahamas. O Balmoral realiza cruzeiro de 70 dias, ida e volta da Exploração da América do Sul. Saiu de Southampton (Inglaterra) dia 6 e retorna pra lá em 16 de março.

Tantos turistas em janeiro devem injetar cerca de 26 milhões de dólares na economia carioca. Os turistas são recepcionados no terminal de cruzeiros, nos armazéns 4 e 5 do Pier Mauá. Além de programas com a Guarda Municipal e Centro Presente, visando à segurança, o Pier Mauá tem parceria com VLT, roda gigante Rio Star e  AquaRio para facilitar a vida do turista além-mar.

Recorde em 20 anos

O Pier Mauá está recebendo o maior número de transatlânticos internacionais em 20 anos. De outubro a abril, serão 112 atracações e 37 navios, sendo 27 internacionais. Oito estreiam no Rio. Na última temporada (2018/2019) o Pier Mauá recebeu 100 atracações, com 380 mil turistas, entre passageiros e tripulantes.

Na atual temporada houve aumento de 12 atracações, o número de navios aumentou em 10, e a previsão de turistas no embarque, desembarque e trânsito passou de 380 mil para 425 mil. Equivale a um aumento de 12% em relação à temporada anterior. O número de navios internacionais passou de 19 para 27.

Mais informações, incluindo a tabela com horários de chega e saída dos navios, no site do Píer Mauá (clique aqui).


/