O governador do Rio, Wilson Witzel, afirmou que pretende alcançar a meta de 4 milhões de turistas estrangeiros por ano, até o final de seu mandato, em 2022, o que praticamente significa dobrar o número de visitantes de outros países ao Estado.
Atualmente a cidade brasileira que mais recebe turistas estrangeiros é São Paulo, com 2,8 milhões de visitantes ao ano, atraídos principalmente por um sólido calendário de eventos. Enquanto isso, a cidade do Rio, que já foi a porta de entrada do Brasil, alcança 1,3 milhão, menos da metade.
A estratégia de Witzel e do secretário de Turismo, Otavio Leite, para aumentar o fluxo de turistas externos será atuar principalmente junto ao público dos países que tiveram recentemente decretada a isenção de vistos pelo Governo Federal, ou seja, Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália.
A China é outro país para o qual o governo do Rio dará prioridade nas ações, pois anualmente cerca de 135 milhões de chineses fazem viagens internacionais e menos de 0,5% desse total vem ao Brasil, segundo o Ministério do Turismo.
Em outubro, será realizado o Fórum Global de Economia do Turismo em Macau, na China, e o Brasil será o país homenageado junto com a Argentina. O Governo Federal está analisando a possibilidade de implantar o visto eletrônico para os chineses, como forma de diminuir as exigências burocráticas e aumentar o número de visitantes daquele país.
Antes disso, o governador quer aproveitar um dos principais eventos do calendário carioca, o Rock in Rio, para tentar ampliar seus efeitos para as outras cidades do Estado. Por meio da campanha TurisRock, hotéis do interior fluminense irão oferecer descontos de 30% para turistas nacionais ou estrangeiros que tenham ingressos para o festival.
LEIA MAIS:
Hotéis do Rio tiveram 76% de ocupação nos primeiros 4 meses do ano
Pensando fora do quadrado: Rio, cidade federal
Mais uma Frente Parlamentar quer cassinos em resorts integrados
O governador, o presidente do festival, Roberto Medina, e o secretário Otavio Leite, assinaram nesta semana um termo de cooperação técnica para a realização do TurisRock.
A lista dos hotéis e pousadas estará disponível no hotsite da campanha, que entrará no ar no próximo dia 25 de maio. A promoção será válida de 20 de setembro a 13 de outubro para todas as cidades do estado, exceto a capital. O Rock In Rio será realizado nos dias 27, 28 e 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro, na Cidade do Rock, na Zona Oeste do Rio.
Medina destacou a importância de promover eventos e de propiciar segurança aos visitantes para desenvolver o turismo.
“Estamos fazendo um programa integrado, unindo forças da iniciativa privada com o Governo do Estado e a prefeitura. É a hora de nos unirmos para fazer um trabalho mínimo, em que a segurança seja fundamental e que tenhamos um calendário de eventos para o Estado”, afirmou Medina.
Todos os 700 mil ingressos do Rock In Rio já foram vendidos e 75% deles foram comprados por pessoas de outros Estados do país. Esse número é equivalente ao do último Carnaval, quando quase 80% dos hóspedes de hotéis da cidade do Rio vieram de São Paulo, Minas Gerais e de cidades do próprio interior fluminense.
Isso comprova que há um grande potencial para tornar o turismo doméstico no grande motor desse setor econômico no Rio, garantindo altas taxas de ocupação da rede hoteleira durante o ano inteiro.
A fidelização do turista doméstico propicia condições para aumentar a atração dos turistas estrangeiros, na medida em diminui a rotatividade da mão de obra e aumenta as oportunidades para uma maior profissionalização do atendimento.