Trezentos anos de ensino chegam em Maricá | Diário do Porto


Educação

Trezentos anos de ensino chegam em Maricá

Instituição de ensino fundada por sacerdote francês no século XVII terá novo campus universitário na região de Itaipuaçu, em Maricá

19 de agosto de 2021

Menegat, Horta e Adriana assinam acordo por novo campus em Maricá (Vinícius Manhães)

Compartilhe essa notícia:


A região de Itaipuaçu, em Maricá, vai ganhar seu primeiro campus universitário no próximo ano. E será de uma das redes de ensino mais antigas em atividade no mundo. O prefeito Fabiano Horta recebeu em seu gabinete uma comitiva do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (UniLaSalle), liderada pelo reitor Jardelino Menegat. Fundada em 1684 por São João Batista de La Salle – declarado santo padroeiro dos professores devido à sua contribuição na educação mundial – a Rede La Salle conta hoje com presença em 80 países. No Brasil, a Rede está presente há mais de 110 anos, tendo sua chegada em 1907. Atualmente, a Rede La Salle atende mais de 47 mil alunos em suas 45 Comunidades Educativas.

A secretária de Educação de Maricá, Adriana Costa, também participou da reunião e disse que membros da universidade deverão visitar alguns dos terrenos disponíveis para construção. Ela adiantou que a preferência é que o campus seja instalado próximo ao Centro de Educação Pública Transformadora (CEPT), que está sendo erguido na Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois) e deverá ser entregue no fim do ano.

“Queremos que já em 2022 a UnilaSalle esteja oferecendo seus cursos nesse novo campus. A instituição já é nossa parceira no Passaporte Universitário e Itaipuaçu experimenta hoje um crescimento vertiginoso. Creio que essa instalação irá agregar um grande valor para a região e para o município em seu projeto de educação, além da oferta de oportunidades para quem mora ali”, frisou Adriana.


LEIA TAMBÉM:

Caixa bate recordes de lucro e em poupanças sociais

Projeto quer Providência digna, digital e desenvolvida

Empresários mais confiantes, aponta Fecomércio RJ


Alunos de Maricá pediram campus

Segundo Menegat, a ideia de implantar uma unidade em Maricá foi uma sugestão dos próprios alunos oriundos do Passaporte Universitário, o que fez com que o grupo viesse conversar com o prefeito em busca de apoio para a iniciativa.

“Os alunos de Maricá nos deram essa sugestão e hoje estamos aqui dando os primeiros passos nesse desafio, que é possível. Isso pouparia bastante tempo de deslocamento para eles, mas também oferece uma nova perspectiva de futuro para a localidade e para nós. Basta pôr uma casa de educação em algum local e tudo ao redor se transforma, nós acreditamos nisso. No nosso caso, não chega somente um novo prédio, mas também toda uma história de mais de 340 anos do nome La Salle em todo o mundo, uma larga experiência de uma instituição que zela pela qualidade”, afirmou, lembrando que no mundo todo a rede reúne 72 universidades e mais de 1.200 outras instituições de ensino.