Construção civil: Tijuca ganha unidade para qualificar pessoal | Diário do Porto


Indústria

Construção civil: Tijuca ganha unidade para qualificar pessoal

Novo Centro de Referência em Construção Civil Firjan Senai Sesi Tijuca oferecerá cursos com tecnologia 60% mais rápida que a alvenaria convencional

20 de maio de 2021

Um dos espaços do novo Centro de capacitação profissional do Sesi Senai na Tijuca (Foto: Vinicius Magalhaes)

Compartilhe essa notícia:


A retomada econômica do Rio de Janeiro passa pela construção civil, que precisa apostar em qualificação profissional e inovação. Na semana que comemora o Dia da Indústria (25/05), o Rio ganhará o NovoCentro de Referência em Construção Civil Firjan Senai Sesi Tijuca. Pelo ambiente moderno, sustentável e inovador, já tem o Selo Verde da prefeitura e atenderá a demandas da construção civil de todos os municípios do estado. O espaço oferecerá cursos tecnológicos da indústria 4.0 para edificações modelo em Steel Frame, prontas, em média, em um tempo 60% menor do que o da alvenaria convencional.

Considerado a mais moderna e atualizada unidade de formação profissional e inovação do país, o centro foi criado para apoiar a competitividade das empresas da cadeia produtiva da construção civil neste momento de retomada. A área tem 16 mil metros quadrados conta com 19 laboratórios e diversos cursos semipresenciais e on-line que abrangem diferentes áreas, como BIM (Building Information Modeling) e Energia Renovável.

Joselaine Rampini, gerente operacional da Firjan Senai Sesi, reforça que o Centro de Referência visa disseminar educação e serviços tecnológicos, com foco no futuro do trabalho e da indústria, e irá atender todas as regiões fluminenses por meio de tecnologias a distância (EaD) e unidades móveis. “Estamos entregando para o Estado do Rio a unidade mais moderna em Educação e Tecnologia ao setor de Construção Civil”, ressalta.

eduardo-eugenio-gouvea-vieira-da-firjan
Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio, abre a Semana da Indústria 2021 (foto: Firjan / Divulgação)

Semana da Indústria

A inauguração do NovoCentro de Referência em Construção Civil Firjan Senai Sesi Tijuca é o ponto alto da semana em comemoração ao Dia da Indústria, que começa com a mesa de debates on-line “Rio Canteiro de Obras”, promovida pela Firjan na próxima segunda-feira 24. O governador Claudio Castro e o prefeito Eduardo Paes vão participar do evento, que vai abordar as novas perspectivas de retomada do desenvolvimento do Estado do Rio.

 


LEIA TAMBÉM

Firjan: demanda por gás natural deve duplicar até 2026

Firjan-Sesi se une a movimentos sociais contra a fome

Veja quais são os cursos on-line lançados pela Firjan Senai


 

Digitalização, sustentabilidade e industrialização na Construção Civil serão os temas debatidos pelos demais convidados, após apresentação do vídeo sobre o Centro de Referência. Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan, irá abrir o evento às 15h30, com transmissão ao vivo pelo canal da Firjan no YouTube.

A Firjan receberá Dionysio Klavdianos, presidente da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT) da Câmara Brasileira da Indústria Construção (CBIC); Rodrigo Navarro, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat); e Carlos Fernando Andrade de Carvalho, vice-presidente da Firjan CIRJ e da construtora Carvalho Hosken. O encontro será moderado por Marcelo Kaiuca, presidente do Fórum da Construção Civil e vice-presidente da Firjan.

Conheça a programação completa aqui.