Temporada de navios está confirmando recorde de turistas | Diário do Porto

Turismo

Temporada de navios está confirmando recorde de turistas

Nesta última semana, 5 navios trouxeram mais de 10 mil turistas para a cidade. Os visitantes também querem conhecer o Porto e o Centro Histórico

24 de janeiro de 2020
Turistas de cruzeiros chegam ao Porto Maravilha e movimentam a cidade (foto: DiPo)


Compartilhe essa notícia:


O Rio viu nesta última semana a chegada de 5 navios, que trouxeram cerca de 10 mil turistas para desembarcar no Porto Maravilha. O movimento intenso, segundo a empresa Píer Mauá, que administra o serviço receptivo dos transatlânticos, confirma a previsão de crescimento neste ano do fluxo de passageiros de 12% a 15%, em relação à última temporada.

Na quinta-feira, 23 de janeiro, atracaram no Pier Mauá 2 grandes navios, o Costa Pacífica que saiu da Argentina com destino a Búzios e o Balmoral, que veio da Inglaterra e segue viagem para Ilha Bela. Além deles, durante a semana, também chegaram mais três embarcações World Cruise, aquelas que dão a volta ao mundo.

O crescimento do turismo de cruzeiros no Rio é explicado por Alexandre Gomes, gerente de operações do Píer Mauá, como o resultado da soma de alguns fatores. O principal deles é a avaliação feita pelos próprios turistas de que a cidade é o melhor destino da América do Sul.

E a revitalização da região do Porto contribuiu para formar esse juízo, alterando também os hábitos dos turistas que chegam à cidade pelo mar. “Hoje os visitantes não querem só saber de Pão de Açúcar, Corcovado e Copacabana. Eles querem informações sobre o Boulevard Olímpico, seus museus, e sobre o Centro Histórico do Rio. Então é muito bom ver que a revitalização aqui do entorno tenha dado certo”, afirma Alexandre.

O esquema de segurança desenvolvido para receber os turistas é outro ponto que tem dado resultado. As operações em conjunto do Centro Presente, 5º Batalhão de Polícia Militar, Guarda Municipal e do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur), conseguiram reduzir drasticamente o índice de furtos e roubos na região portuária.


LEIA MAIS

Corte de verba acaba com terça gratuita no Museu do Amanhã

Teresópolis Blues Festival acontece neste fim de semana

Férias agitam Centro Cultural José Bonifácio


Alexandre destaca que a diversificação de atrações no Porto Maravilha está atraindo e retendo mais turistas. “Depois do desembarque, os visitantes geralmente saem em excursões pelos pontos tradicionais da cidade. Atualmente, com o Boulevard, eles chegam das excursões às 15h e, como o navio só sai às 20h, os turistas ainda vão aos museus próximos, Aquario, Roda Gigante e realmente passeiam pela região. Isso aumenta a boa imagem do país, faz o turista retornar e novos decidirem vir. Já há famílias que fazem cruzeiros para cá anualmente”.

Dentro do Pier Mauá há stands da roda gigante Rio Star, Aquario e VLT/Riocard. O turista sai para conhecer o Rio de janeiro com todo o suporte e informações sobre a região, além das formas de mobilidade da cidade. Essa integração está dando tão certo que no Carnaval de 2019, 80% dos turistas que visitaram o Aquario adquiriram seus ingressos no Pier Mauá. A mobilidade criada pelo VLT deu maior autonomia aos turistas e ampliou o perfil turístico. Muitos passageiros vêm de diferentes regiões do Brasil de avião, desembarcam no Santos Dumond e pegam o VLT para embarcar nos navios.

Nessa nova temporada, há também a criação de roteiros diferentes para o turista de cruzeiro. “O passageiro está se reinventando. O VLT, Boulevard Olímpico, equipamentos turísticos próximos, tornam-se uma grande integração. Os navios que ficam 2 a 3 dias aqui permitem que os turistas de cruzeiros conheçam as cidades vizinhas como Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Friburgo. É uma movimentação bem diferente, um fluxo de turismo que ninguém acreditava que teria”, conclui Alexandre.