Na divertida trama do clássico “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne, o jovem Axel e seu tio Otto Lindenbrock, um geólogo apaixonado pelos mistérios do planeta, descobrem um caminho para o centro da Terra. Apesar do medo, Axel é promovido a assistente e acompanha o tio na aventura. A dupla é auxiliada por Hans, um guia islandês que os protege dos perigos do mundo subterrâneo. Tempestades, florestas, dinossauros, erupções e outros obstáculos fazem parte dos desafios e descobertas que transformarão para sempre a vida destes aventureiros.
No CCBB, os três atores que “viajam” ao centro do planeta manipulam peças de madeira em uma transformação constante do espaço cênico e convidam o público a usar a imaginação. Nesta adaptação do livro de Verne, os atores utilizam técnicas acrobáticas, teatro físico e manipulação de objetos e bonecos.
Há também o uso de recursos de vídeo-projeção ao vivo para captar e projetar no fundo do palco formas e ações criadas pelos atores e por autômatos que compõem os cenários dessa aventura. Cinco câmeras no palco trazem perspectivas e dimensões fantásticas aos episódios.
LEIA TAMBÉM:
No MAR, Enciclopédia Negra dá rosto a negros invisíveis
‘Arma de fogo no Brasil: gatilho da violência’
Cassinos: senador diz que legalização é fundamental
A combinação dos elementos visuais com a manipulação de peças de madeira compõe transportes, cavernas e outras surpresas que convidam o público a desbravar o miolo emocionante do planeta. Viagem ao Centro da Terra é uma história de superação e coragem.
Criado em 2015, “Viagem ao Centro da Terra” foi indicado ao prêmio São Paulo de Teatro infantil e Jovem 2015 nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Ator e Melhor Espetáculo.
Viagens Extraordinárias
De abril a junho de 2022, o CCBB Rio abre o Teatro II para a trilogia Viagens Extraordinárias, da Cia. Solas de Vento, encenada pela primeira vez no Rio. São três espetáculos premiados: “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, montagens teatrais de Júlio Verne (1828-1905), com livre adaptação do grupo.
Considerado o “inventor da ficção científica”, Júlio Verne antecipou em suas obras futuristas e cheias de fantasia tecnologias como o submarino, a televisão, as naves espaciais e até o fax. Foi um dos escritores mais influentes e traduzidos do mundo.
Cia. Solas de Vento
A Cia. Solas de Vento nasceu em 2007 na cidade de São Paulo da parceria entre o ator e bailarino francês Bruno Rudolf, mestre do teatro físico, da manipulação de boneco e de técnicas circenses, e o brasileiro Ricardo Rodrigues, artista circense especialista em técnicas aéreas e da palhaçaria.
A companhia mescla elementos de pantomima ou teatro gestual, sem o uso de palavras, técnicas circenses e dança contemporânea. Trilhas sonoras originais pontuam a movimentação em cena. Somam-se à identidade do grupo o emprego de projeção ao vivo de vídeos e a manipulação de objetos.
Serviço
Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II
Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.
“Viagem ao Centro da Terra”
Temporada: 07 a 29 de maio. Sábados e domingos, às 16h.
Indicado para maiores de 5 anos.
Duração: 70 min
Sessão com libras: Dia 28/05, com intérprete.
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia), à venda na bilheteria ou antecipadamente pelo site https://www.eventim.com.br/artist/viagensextraordinarias-ccbbrj/
O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona na 2ª, 4ª a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha na terça-feira. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados previamente no site eventim.com.br ou presencialmente na bilheteria do CCBB.