Teatro II do CCBB faz "Viagem ao Centro da Terra" | Diário do Porto


Teatro

Teatro II do CCBB faz “Viagem ao Centro da Terra”

Obra de Júlio Verne, o pai da ficção, Viagem ao Centro da Terra leva diversão e criatividade ao CCBB. Peça fica em cartaz sábados e domingos até 29 de maio

3 de maio de 2022

Cena de Viagem ao Centro da Terra (Mariana Chama/Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


Na divertida trama do clássico “Viagem ao Centro da Terra”, de Júlio Verne, o jovem Axel e seu tio Otto Lindenbrock, um geólogo apaixonado pelos mistérios do planeta, descobrem um caminho para o centro da Terra. Apesar do medo, Axel é promovido a assistente e acompanha o tio na aventura. A dupla é auxiliada por Hans, um guia islandês que os protege dos perigos do mundo subterrâneo. Tempestades, florestas, dinossauros, erupções e outros obstáculos fazem parte dos desafios e descobertas que transformarão para sempre a vida destes aventureiros.

No CCBB, os três atores que “viajam” ao centro do planeta manipulam peças de madeira em uma transformação constante do espaço cênico e convidam o público a usar a imaginação. Nesta adaptação do livro de Verne, os atores utilizam técnicas acrobáticas, teatro físico e manipulação de objetos e bonecos.

Há também o uso de recursos de vídeo-projeção ao vivo para captar e projetar no fundo do palco formas e ações criadas pelos atores e por autômatos que compõem os cenários dessa aventura. Cinco câmeras no palco trazem perspectivas e dimensões fantásticas aos episódios.

 


LEIA TAMBÉM:

No MAR, Enciclopédia Negra dá rosto a negros invisíveis
‘Arma de fogo no Brasil: gatilho da violência’
Cassinos: senador diz que legalização é fundamental

 

A combinação dos elementos visuais com a manipulação de peças de madeira compõe transportes, cavernas e outras surpresas que convidam o público a desbravar o miolo emocionante do planeta. Viagem ao Centro da Terra é uma história de superação e coragem.

Criado em 2015, “Viagem ao Centro da Terra” foi indicado ao prêmio São Paulo de Teatro infantil e Jovem 2015 nas categorias de Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Ator e Melhor Espetáculo.

Viagens Extraordinárias

De abril a junho de 2022, o CCBB Rio abre o Teatro II para a trilogia Viagens Extraordinárias, da Cia. Solas de Vento, encenada pela primeira vez no Rio. São três espetáculos premiados: “A Volta ao Mundo em 80 Dias”, “Viagem ao Centro da Terra” e “20.000 Léguas Submarinas”, montagens teatrais de Júlio Verne (1828-1905), com livre adaptação do grupo.

Considerado o “inventor da ficção científica”, Júlio Verne antecipou em suas obras futuristas e cheias de fantasia tecnologias como o submarino, a televisão, as naves espaciais e até o fax. Foi um dos escritores mais influentes e traduzidos do mundo.

Cia. Solas de Vento

A Cia. Solas de Vento nasceu em 2007 na cidade de São Paulo da parceria entre o ator e bailarino francês Bruno Rudolf, mestre do teatro físico, da manipulação de boneco e de técnicas circenses, e o brasileiro Ricardo Rodrigues, artista circense especialista em técnicas aéreas e da palhaçaria.

A companhia mescla elementos de pantomima ou teatro gestual, sem o uso de palavras, técnicas circenses e dança contemporânea. Trilhas sonoras originais pontuam a movimentação em cena. Somam-se à identidade do grupo o emprego de projeção ao vivo de vídeos e a manipulação de objetos.

Serviço

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro II

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro.

“Viagem ao Centro da Terra”

Temporada: 07 a 29 de maio. Sábados e domingos, às 16h.

Indicado para maiores de 5 anos.

Duração: 70 min

Sessão com libras: Dia 28/05, com intérprete.

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia), à venda na bilheteria ou antecipadamente pelo site https://www.eventim.com.br/artist/viagensextraordinarias-ccbbrj/

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona na 2ª, 4ª a sábado, das 9h às 21h, no domingo, das 9h às 20h, e fecha na terça-feira. Não é necessária a retirada de ingresso para acessar o prédio, os ingressos para os eventos podem ser retirados previamente no site eventim.com.br ou presencialmente na bilheteria do CCBB.