Solar dos Abacaxis faz mostra para refletir sobre liberdade e prisão | Diário do Porto


Exposição

Solar dos Abacaxis faz mostra para refletir sobre liberdade e prisão

Exposição no Solar dos Abacaxis, com obras de Heitor dos Prazeres e Rosângela Rennó, debate a prisão, justiça e desigualdades sociais

1 de abril de 2025

Mostra no Solar dos Abacaxis quer aproximar o público da realidade dos encarcerados (foto: Solar dos Abacaxis / Divulgação)

Compartilhe essa notícia:


O Solar dos Abacaxis, na Lapa, Região Central do Rio, está realizado a exposição “Os Avessos do Avesso da Liberdade”, com obras de arte foi que levam a uma reflexão sobre o conceito de liberdade, a partir das perspectivas do encarceramento penal e manicomial. Com curadoria de Bernardo Mosqueira, Matheus Morani e Izabela Pucu, a mostra reúne peças produzidas por 17 artistas, terapeutas, curadores e educadores.

Entre os participantes, estão nomes reconhecidos como Heitor dos Prazeres e Rosângela Rennó, além de artistas jovens de diversas regiões brasileiras. Também integram a exposição documentos provenientes do Museu Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro e obras criadas pelo coletivo Mulheres Possíveis, formado por mulheres em situação de cárcere.

Izabela Pucu, em entrevista ao portal “ARTE QUE ACONTECE”, disse que a exposição busca abordar as relações entre criminalização e desigualdades sociais históricas, destacando aspectos como o direito à defesa e o funcionamento do código penal brasileiro. A exposição convida os visitantes a refletirem sobre justiça e liberdade dentro do contexto político e social brasileiro.

Matheus Morani complementa dizendo que a mostra aborda questões concretas e busca provocar reflexões. O objetivo é aproximar o público das realidades enfrentadas por indivíduos em situação de encarceramento e contribuir para uma compreensão mais complexa do tema.

Exposição no Solar dos Abacaxis é uma das três deste ano

Ao longo de 2025, o Solar dos Abacaxis, na rua do Senado, 48, realizará uma programação que inclui oficinas, debates e seminários. Segundo o diretor executivo da instituição, Adriano Carneiro de Mendonça, além desta mostra serão realizadas mais duas grandes exposições durante o ano, uma delas dedicada à artista Castiel Vitorino Brasileiro.

Izabela Pucu, que recentemente integrou a equipe curatorial do Solar dos Abacaxis, destacou ainda a ampliação do programa educativo da instituição, com a criação de atividades regulares, cursos e seminários. O objetivo é consolidar o Solar dos Abacaxis em um espaço permanente de encontro e reflexão para a comunidade.


LEIA TAMBÉM:

Galeão bate recorde de turistas e contrata 2 mil empregados

Niterói lança app de proteção a mulheres

Pier Mauá tem 25 mil turistas no fim da temporada de cruzeiros