Diário do Porto

Solar dos Abacaxis faz festa de São Cosme e Damião, no Centro

Solar dos Abacaxis fachada parte superior

Solar dos Abacaxis é instituição voltada à experimentação artística e a exposições (foto: Divulgação)

Na próxima sexta-feira, 27, tem festa de São Cosme e Damião no Solar dos Abacaxis, na rua do Senado, 48, Centro. O espaço, que funciona nas antigas instalações de uma fábrica farmacêutica, é dedicado a experimentações artísticas e exposições de artes plásticas. 

A festa no Solar dos Abacaxis celebrará o novo ciclo de patrocínios à instituição, chamado de Halo Solar. Os patrocinadores vão receber obras exclusivas dos artistas Mônica Ventura e Castiel Vitorino Brasileiro.

O Solar dos Abacaxis é uma instituição cultural autônoma e colaborativa, sem fins lucrativos, voltada à arte e à educação. Fundado em 2015 no Rio de Janeiro, o Solar define a si mesmo como um lugar que se dedica “à reunião de indivíduos e coletivos em busca de um mundo mais justo, saudável, livre e afetuoso”.

A instituição tem como missão oferecer programação cultural e educativa, estimulando a formação de novos públicos e a realização de projetos de artistas.

Aberta ao público, a festa de São Cosme e Damião terá performances dos artistas Aryrson Heráclito, Joceval Santos e Novíssimo Edgar, roda de samba, DJ e distribuição de caruru e de doces típicos da celebração. A feira de arte ArtRio e galerias como Flexa e Mendes Wood DM participam da organização.

A primeira sede da instituição foi em um casarão histórico localizado no bairro do Cosme Velho, conhecido como Solar dos Abacaxis, nome que permaneceu mesmo com a mudança do espaço cultural para o Centro. Em dezembro de 2022, o Solar inaugurou sua nova sede, onde hoje está estabelecido e realiza sua programação anual, com o apoio de outras entidades, entre elas a Samambaia.org.


LEIA MAIS:

Projetos para Mata Atlântica e manguezais têm R$ 60 milhões, no RJ

RIOgaleão Cargo recebeu U$ 89 bilhões em importações, em 10 anos

Grande público prorroga exposições na Galeria Scenarium

Sair da versão mobile